• Matéria: Saúde
  • Autor: rikelmemendes55
  • Perguntado 3 anos atrás

A Agente Comunitária de Saúde (ACS) Gerusa chegou à unidade de saúde para mais um dia de trabalho. Era terça-feira e ela tinha uma visita domiciliar para fazer. Dona Maria esteve ausente na consulta médica e ela foi até a casa para saber o motivo.

Bateu na porta da casa, chamou mais de uma vez...ninguém atendeu. Mas ela sabia que havia pessoas em casa…afinal, ouvia o som da TV. Continuou insistindo até que a Dona Maria abriu a porta. Notou que havia algo de estranho. Estavam na casa Dona Maria e o neto Gustavo de 8 anos. Dona Maria falou que não poderia conversar pois estava ocupada.

Gerusa pensou:

- Estranho… tem algo de errado acontecendo. Dona Maria sempre foi uma idosa sorridente!

Gerusa perguntou mais uma vez se estava tudo bem, pois ela é uma ACS experiente, que conhece bem as pessoas cadastradas na sua microárea. Dona Maria falou:

- Meu filho está aqui, saiu da prisão e está muito agressivo. Ele saiu, mas daqui a pouco ele volta e não pode te ver aqui. Dona Maria começou a chorar e o netinho também. Num desabafo, disse que o filho pegou o cartão da aposentadoria dela. Estava sem dinheiro, com medo, com uma criança chorando. Gerusa tentou acalmar Dona Maria e o pequeno Gustavo. Disse que iria embora, mas que iria pedir ajuda.

Dona Maria falou:

-Não fale nada para ninguém, ele vai brigar comigo.

Gerusa disse para Dona Maria ficar calma, e que a situação seria conduzida da melhor forma possível, respeitando a ética e a segurança de todos.

Chegando na Unidade Básica de Saúde, a ACS Gerusa encontrou a Agente de Combate às Endemias (ACE) Clara. Muito apreensiva, a ACS Gerusa começou a falar sobre o que aconteceu na visita domiciliar que acabara de realizar. Então a ACE Clara, que também atua no mesmo território de abrangência e realiza visitas domiciliares na casa de Dona Maria, falou para a ACS Gerusa:

- Ontem realizei a visita domiciliar na casa de Dona Maria e enquanto estava fazendo a vistoria sanitária no quintal da casa, escutei o filho dela gritando e pedindo o cartão da aposentadoria para comprar bebidas. O filho chegou a ameaçar Dona Maria, dizendo que iria bater nela e no filho dele, caso a mãe não desse o cartão para ele. Quando finalizei meu serviço no quintal, chamei Dona Maria, que estava chorando muito e me pediu para não falar para ninguém o que tinha acontecido. Agora, ainda mais com o seu relato, estou muito preocupada com a situação da Dona Maria e do neto dela. Então, a ACS Gerusa e a ACE Clara perceberam que precisavam fazer alguma coisa para tentar solucionar essa situação.

O que a ACS e ACE podem fazer diante dessa situação? Seria considerado um caso de violência doméstica?

Quais seriam as atribuições comuns e específicas de cada área de atuação?


rosa01061973: Queria saber um pouco mais
keila7469: Agente de saúde, se encontrou em uma situação difícil ao identificar que se tratava de violência doméstica ficou preocupada ao ver o choro da idosa e do neto procurou ajuda pra resolver situação, levando o caso para ubs e fazer o relato ao colegas de

Explicação:
keila7469: Agente de saúde, se encontrou em uma situação difícil ao identificar que se tratava de violência doméstica ficou preocupada ao ver o choro da idosa e do neto procurou ajuda pra resolver situação, levando o caso para ubs e fazer o relato ao colegas de

Respostas

respondido por: robertaasousa76
22

Resposta:

Agente de saúde, se encontrou em uma situação difícil ao identificar que se tratava de violência doméstica ficou preocupada ao ver o choro da idosa e do neto procurou ajuda pra resolver situação, levando o caso para ubs e fazer o relato ao colegas de

Explicação:

respondido por: ihritamendes
0

O papel dos Agentes comunitárias de Saúde/ACS e dos Agentes Comunitários de Endemias/ACE é muito importante, pois muitas vezes é através deles que muitas situações podem vir a tona e muitas soluções são buscadas.

O papel dos ACS e dos ACE

Diante da situação exposta e de dezenas de outras semelhantes é necessário que os agentes de saúde façam o chamado acionamento das redes sócio protetivas e assistenciais.  

As agentes estão diante de um quadro de violência doméstica com recorte para violência contra a idosa e a criança (verbal, psicológica e física), violência financeira (apropriação do cartão de beneficio, de seu dinheiro). Esses tipos de violência trazem inúmeros transtornos às pessoas envolvidas .

Após detectada a situação de violência ou suspeita dela, deve-se procurar o Centro de Referencia Especializada da Assistencial Social/CREAS que é um equipamento criado para tratar da inúmeras violações de direitos, podendo ou não acionar a justiça para que a garantia destes seja efetivada.

Você poderá encontrar maiores informações sobre violência doméstica pesquisando em:

https://brainly.com.br/tarefa/29316991

#SPJ2

Perguntas similares