06. No mito Édipo rei, as figuras lendárias de Laio e Édipo agitam-se e questionam o seu destino, tentam a todo momento se recusar à sucumbir aos designios divinos e tentam transcender, por meio de um ato de liberdade. Para a filosofia, o que isso representa?
A) Uma pragédia que expressa as fortes emoções dos personagens B) Uma consciência trágica de que não é possivel firmar
se em uma consciência filosófica
C) Superação do pensamento filosófico e aceitação do destino traçado.
O esforço da razão em compreender o mundo e orientar a ação.
E) A força da vontade para alcançar um status de liberdade mediante a consciência mitológica.
Respostas
Para a filosofia, no mito Édipo rei, questionar o destino, se recusando à sucumbir aos desígnios divinos e tentando transcender, por meio de um ato de liberdade, representa: D. O esforço da razão em compreender o mundo e orientar a ação.
O mito e a liberdade
O mito mostra como o destino é determinado pelos deuses, cabendo aos seres humanos a aceitação. Por isso, cabia ao homem então, se submeter ao destino já traçado por forças sobrenaturais.
Entretanto, o lógos se opõe ao mito, isto é, a razão se contrapõe ao determinismo, mostrando que os seres humanos são livres e autônomos, decidindo seu destino.
Mesmo que no mito, tenha prevalecido a vontade dos deuses, impondo o destino para Édipo, também mostrou a luta do herói que, através do autoconhecimento e da reflexão dos seus atos, questionou a vontade dos deuses, num esforço da razão em compreender a realidade.
Aprenda mais sobre O mito e a liberdade em: brainly.com.br/tarefa/47811295
#SPJ1