• Matéria: Português
  • Autor: vieira208
  • Perguntado 2 anos atrás

As primeiras discursões sobre a identidade brasileira foram realizadas pelos escritores do romantismo a partir de 1836, que tinham como um de seus objetivos estabelecer o significado de ser brasileiro. Essa reflexão sobre identidade brasileira foi impulsionada principalmente pela idependência, em 1822. Explique por que em um contexto como esse essa reflexão foi necessária?

Respostas

respondido por: stelfs
0

A reflexão sobre a identidade brasileira pelos escritores do Romantismo foi necessária porque o Brasil, começava, de fato, a se tornar um país, ou seja, ele não era mais colônia de Portugal e, por conta disso, precisava, em primeiro lugar, se reconhecer como uma nação e, em segundo lugar, se fortalecer enquanto tal.

O Romantismo e a identidade nacional

O Romantismo é considerado um movimento literário, que, no Brasil, deu início em 1836, com o autor Gonçalves de Magalhães e sua obra “Suspiros poéticos e saudades”.

Além de outras características, ele traz o nacionalismo, isto é,

  • a exaltação dos elementos próprios de cada nação, o que no Brasil se traduziu como a natureza, as paisagens exóticas e bonitas, além da miscigenação, ao mesmo tempo em que trazia o índio como o herói nacional no lugar dos cavaleiros medievais criados pelas obras europeias

Por conta disso,

  • as primeiras produções românticas foram muito marcadas por esse nacionalismo, caracterizando o que se classificou como Primeira Fase do Romantismo, concentrando obras como, por exemplo, Iracema e O guarani, de José de Alencar e Canção do Exílio, de Gonçalves Dias

Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre Romantismo, clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5839093

#SPJ9

Perguntas similares