Uma mulher com 76 anos de idade, ex-tabagista há 20 anos e hipertensa, há um mês vem apresentandocansaço aos pequenos esforços, taquicardia, edema em membros inferiores e turgência jugular. Atendidaem serviço de urgência e emergência de um Hospital Geral, relatou intensa dispneia e tosse improdutiva.Foi diagnosticado edema pulmonar por insuficiência cardíaca grau II, segundo a NewYork Heart Association (NYHA), com fração de ejeção de 43%. Medicada, vem sendoacompanhada na Unidade Básica de Saúde de sua referência, mas o quadro clínico ainda semantém. Encaminhada a um Centro de Reabilitação, iniciou um programa de reabilitaçãocardiovascular. No teste ergométrico, a frequência cardíaca máxima da paciente foi de125 batimentos por minuto.Considerando o exposto, responda às seguintes perguntas.a) Em qual fase da reabilitação cardíaca essa paciente deve ser incluída? Justifique sua resposta apresentandotrês características do quadro clínico da paciente. b) Em relação à intensidade do exercício físico, qual deve ser a zona alvo da frequência cardíaca para otreinamento dessa paciente? c) Quais os níveis de atenção à saúde apresentados no texto? Correlacione-os com os respectivos locais deatendimento mencionados.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a) A paciente deverá ser incluída na fase II da reabilitação cardíaca, uma vez que apresenta turgência jugular, hipertensão não controlada, além de dispneia, cansaço e taquicardia aos pequenos.
A fase II deve ser iniciada imediatamente depois de um evento cardiovascular ou descompensação clínica.
b) O treinamento recomendado deverá ser de intensidade moderada, entre 60 e 80% da frequência cardíaca máxima.
C) A Unidade Básica de Saúde é representante do nível de atenção primário, o Centro de Reabilitação relaciona-se ao nível de atenção secundário e a Urgência e Emergência está no nível de atenção terciário.
Explicação:
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás