Relacione CORRETAMENTE as colunas, para compreender o que, segundo Gallati, Paes e Darido (2010) são os temas e objetivos/competências pretendidos nas aulas, podendo impactar o aprendizado do(a) aluno(a). Para isso ocorrer, é necessário organizar a prática pedagógica em Educação Física, de modo que atenda a:
1
Características comuns
A
O aluno deverá ser capaz de reconhecer as semelhanças entre o Esporte apresentado e os demais Esportes com as mesmas características, conseguindo reconhecer e se orientar no campo de jogo, administrar seus interesses de acordo com o tempo determinado pelo Esporte, identificar quantas equipes fazem parte da proposta, que tipo de alvo deve defender e atacar e como os comportamentos são regidos pelas regras.
2
Princípios operacionais defensivos
B
As aulas deverão ser estimuladoras para saber reconhecer a existência dos cinco fundamentos comuns aos Esportes – controle de corpo, manejo de implementos esportivos – especificamente, em casos de esporte coletivo, o passe e o drible, e finalização, conseguindo, assim, tê-los como recurso aliado à tática.
3
Princípios operacionais ofensivos
C
A aula deverá ser estimuladora para o(a) aluno(a) saber se comportar taticamente em jogos, individuais e/ou coletivos, a partir de uma lógica comum aos esportes e da ocupação de espaços no ambiente da prática esportiva. Saber comportar-se taticamente, posicionando-se adequadamente, possibilitará aos jogadores boa condição de oposição aos adversários.
4
Princípios operacionais de transição
D
Saber planejar os procedimentos que deverão ser realizados no sentido de existir um alvo a ser atingido, definindo estratégias individuais e/ou coletivas para tal; reconhecer que é necessário aproximar-se do alvo e que há colegas que compõem sua equipe, quando esportes coletivos; saber preservar o objeto que estabelecerá a condição de vantagem esportiva, seja individual, seja coletivamente.
5
Regras de ação
E
Ser capaz de se organizar taticamente (individual e/ou coletivamente) para modificar o procedimento de atacar em defender, pois ao não conseguir ter ação ofensiva, deverá se ocupar em assumir uma ação defensiva para uma organização tática – individual e/ou coletiva – no sentido de organizar o ataque. Reconhecer que, ao perder uma ação ofensiva ou concluir um ataque com sucesso, é necessário organizar-se taticamente – individual e coletivamente – para organizar a defesa.
6
Fundamentos comuns
F
Saber reconhecer os procedimentos que deverão ser realizados no sentido de existir um alvo a ser protegido e ser capaz de estabelecer estratégias individuais e coletivas para tal. Ser capaz de reconhecer a estratégia que há na equipe adversária, buscando aproximar-se do alvo e, concomitantemente, buscando dificultar a aproximação do adversário. Ter a atitude de superar as dificuldades no sentido de tentar recuperar a condição de desvantagem, seja individual, seja coletivamente.
a.
1E; 2C; 3A; 4F; 5B; 6D.
b.
1A; 2F; 3D; 4E; 5C; 6B.
c.
1D; 2C; 3E; 4A; 5B; 6F.
d.
1B; 2F; 3A; 4D; 5C; 6E.
e.
1D; 2A; 3E; 4B; 5C; 6F.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:1A; 2F; 3D; 4E; 5C; 6B.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás