Após, o processo de retenção das informações, uma pessoa pode evocar de forma espontânea ou voluntária suas memórias. Por exemplo, para realizar uma prova ou relatar uma situação que tenha vivenciado. Uma das formas pelas quais a evocação ou recuperação das memórias ocorre é por meio de pistas, estímulos como odores ou imagens, que permitem trazem à tona informações armazenadas na memória de longo prazo para a memória de trabalho. Você é psicólogo(a) clínico(a) e no decorrer de uma sessão foi questionado por seu cliente quanto ao funcionamento da memória humana. Como recuperamos informações específicas da nossa memória? Responda à pergunta do cliente de duas formas: (1) de maneira técnica, utilizando os seus conhecimentos teóricos sobre memória e cognição e (2) de maneira leiga, traduzindo os termos técnicos para garantir a compreensão pelo cliente.
Respostas
Resposta:
Explicação:
1) Os dois tipos de recuperação de informações da memória de longo prazo, mais frequentemente distinguidos na literatura, são a recordação e o reconhecimento. A recordação é uma tarefa da memória que consiste na recuperação de informações específicas sem a presença de estímulos em nossa percepção consciente, capazes de promover esta evocação. O reconhecimento, por sua vez, é a tarefa da memória que consiste no recebimento de um estímulo, o qual o indivíduo deverá identificar se a ele já foi exposto ou não, em uma lista de possibilidades. 2) Geralmente, recuperamos informações específicas de nossa memória de duas maneiras distintas. Uma destas formas é chamada de recuperação ou evocação. É quando tentamos buscar alguma recordação na nossa memória, mas não temos nenhuma pista que nos ajude a lembrar.
Por exemplo, quando estamos realizando uma prova de estatística e precisamos lembrar de uma fórmula. A outra forma é o reconhecimento, quando há uma pista que nos ajuda a resgatar as memórias. Por exemplo, quando estamos realizando uma prova de múltipla escolha.