A indacreditável diversidade das formas vivas, com comportamentos aparentemente de autodeterminação e habilidade para crescer e se reproduzir parece colocá-los à parte do mundo dos sólidos, líquidos e gases descritos pela química. Até o século XIX, foi aceito amplamente que os animais tinha uma força vital - um ânimus - que era responsável pelas suas propriedades características. Hoje sabe-se a química, de certo modo, é quem determina tudo na biologia. (ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011).
A respeito dos componentes químicos das células, julgue os itens abaixo:
I - Os açúcares são as unidades dos polissacarídeos. No organismo vivo, os açúcares não servem apenas para proporcionar ou armazenar energia, mas também dão sustentação mecânica, como é o caso da quitina e celulose.
II - Os ácidos graxos são os componentes das gorduras, que apresentam apenas cadeias hidrofóbicas. Tal característica determina o fato de a membrana plasmática ser impermeável a substâncias líquidas.
III - As células utilizam os aminoácidos para formarem proteínas. Normalmente, são encontrados 20 tipos de aminoácidos nas proteínas
IV - Os nucleotídeos são moléculas formadas por açúcar, fosfato e bases nitrogenadas. Um fato interessante a respeito destas moléculas é o poder de atuar também como carreadoras de energia de curto prazo, como o UTP (uridina trifosfato).
É correto o que se afirma apenas em:
A. I e II
B. II e III
C. III e IV
D. I, III e IV
E. II, III e IV
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
C pode confiar meu pai que deu a resposta
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**,.,.,.,.,.,........