• Matéria: Biologia
  • Autor: paulabi
  • Perguntado 3 anos atrás

O período em que o embrião se modifica totalmente é conhecido como organogênese. Nessa fase, ele se modifica, partindo de uma estrutura plana para uma de tubo cilíndrico e, com isso, os primórdios dos órgãos e sistemas ocupam seus locais anatomicamente definitivos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre organogênese, pode-se afirmar que durante o dobramento o embrião trilaminar passa por algumas mudanças significativas. Assim, no mesoderma aparecem cavidades que se fundem e formam a(o):

celoma intraembrionário.

intestino primitivo

mesoderma paraxial.

estrutura alantoide.

área cardiogênica..

Respostas

respondido por: LauDD
0

De acordo com o processo embrionário, as cavidades que compõem o mesoderma formam o celoma intraembrionário.

Folhetos embrionários

Na fase do desenvolvimento embrionário onde o aglomerado celular é chamado de blástula (formato circular e presença de blastocele), há a invaginação dessa estrutura. Esse processo origina os 3 folhetos embrionários, em organismos tripoblasticos, chamados de ectoderme, mesoderme e endoderme. Cada um dos folhetos se modifica e origina as seguintes estruturas:

  • Ectoderme: epiderme e seus anexos, sistema nervoso, algumas glândulas, hipófise e células germinativas;
  • Mesoderme: tecido conjuntivo, ossos do esqueleto, músculos, sistema circulatório, sistema linfático, sistema excretor e reprodutor. Também é o folheto que reveste a cavidade celomática do organismo.
  • Endoderme: revestimento dos sistemas respiratório, excretor, reprodutivo e digestório. Além de outros órgão que auxiliam esses sistemas, timo e tireoide.

Mais sobre o desenvolvimento embrionário você pode encontrar nesse link: https://brainly.com.br/tarefa/4825918

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares