20. Analisando o circuito representado na figura deste problema, responda: a) Qual é a leitura do voltímetro V,? E de V₂? b) Em qual das lâmpadas passa a maior cor rente? c) Retirando-se do circuito a lâmpada de 25 W, a leitura do amperímetro aumenta, diminui ou não se altera? E a resistência total do circuito? 25 W 50 W 100 W 110V
Respostas
De acordo com a análise do circuito representado na figura enviada, temos as seguintes respostas:
a) O voltímetro V1 apresenta medição igual a 110V, uma vez que o mesmo mede a tensão geral aplicada ao circuito. Já o voltímetro V2, mede 0V, pois está conectado ao mesmo ponto do circuito, não tendo diferença de potencial entre seus terminais.
b) A maior corrente individual do circuito, circula pela lâmpada de 100W. A explicação vem do conceito de Cálculo de Potência Elétrica através da Lei de Ohm (cálculo das correntes de cada ramo, a seguir).
c) Quando se retira a lâmpada de 25W do circuito, a potência total do mesmo diminui. Uma vez que a tensão é mantida a mesma, a corrente medida pelo amperímetro (A), diminui. A resistência total do circuito é, aproximadamente: 69,143Ω (cálculo a seguir).
Cálculo das correntes de cada lâmpada
Segundo a Lei de Ohm, para calcularmos a Potência Elétrica de um circuito, podemos utilizar a Corrente que circula por ele e multiplicá-la pela Tensão aplicada. Assim:
⇒
Usando os dados do exercício e calculando a corrente de cada lâmpada, temos:
I₁ = corrente da lâmpada de 100W
I₂ = corrente da lâmpada de 50W
I₃ = corrente da lâmpada de 25W
I₁ = 0,909 A
I₂ = 0,454 A
I₃ = 0,227 A
Pela Lei de Kirchoff, a soma das correntes que entram em um nó é igual à soma das correntes que saem desse nó. Assim:
O amperímetro está conectado de tal forma que mede a corrente total do circuito, ou seja, a soma das 3 correntes. Quando eliminamos a lâmpada de 25W do circuito, naturalmente a corrente diminui, uma vez que a I₃ é igualmente eliminada.
Cálculo da resistência total do circuito
Para o cálculo da resistência total do circuito, um dos caminhos é calcular a resistência de cada lâmpada e depois aplicar o conceito de resistência equivalente.
Para o cálculo da resistência de cada lâmpada, mais uma vez recorremos à Lei de Ohm:
onde:
P = potência (W)
V = tensão aplicada (V)
R = resistência (Ω)
R₁₀₀ = 121 Ω
R₅₀ = 242 Ω
R₂₅ = 484 Ω
Uma vez calculadas as resistências de cada lâmpada, pode-se calcular a resistência equivalente.
Req = 69,143 Ω
Veja mais sobre Resistência equivalente em: https://brainly.com.br/tarefa/6503515