“A gíria desceu o morro e já ganhou rótulo de linguagem urbana. A gíria é hoje o segundo idioma do brasileiro. Todas as classes sociais a utilizam.” (Karme Rodrigues)
Assinale a alternativa em que não se emprega o fenômeno linguístico tratado no texto.
Aladarque Cândido dos Santos, enfermeiro, apresentou-se como voluntário para a missão de paz. Não tinha nada a ver com o pato e morreu em terra estrangeira envergando o uniforme brasileiro.
Uma vez um passageiro me viu na cabine, não se conteve e disse: “Como você se parece com a Carolina Ferraz!”
Chega de nhenhenhém e blablablá, vamos trabalhar.
d) Há muitos projetos econômicos visando às classes menos favorecidas, mas no final quem dança é o pobre.
Respostas
A frase que não apresenta o fenômeno línguístico descrito no texto, ou seja, gíria, é a segunda: "Uma vez um passageiro me vi na cabine, não se conteve e disse: - Como você se parece com a Carolina Ferraz."
O uso de gírias
As gírias fazem parte do nosso cotidiano. Elas são frases ou palavras que não seguem os padrões estabelecidos pela norma culta da língua, mas que são empregadas de maneira informal, principalmente pela população jovem.
As gírias são típicas de determinadas regiões, contextos sociais e épocas, sendo assim temporárias e tendentes a desaparecer após determinado período.
Por não fazerem parte da norma culta da língua, geralmente não são aceitas em contextos mais formais, ficando restritas à linguagem oral informal ou a escritos literários.
Veja mais sobre gírias: https://brainly.com.br/tarefa/29611686
#SPJ1