3) A radiação ionizante pode danificar as células diretamente, pela quebra de ligações químicas nas biomoléculas (moléculas de DNA), ou indiretamente, pela geração de radicais livres na molécula de H2O, através do processo de radilólise e está é mais afetada pela radiação. A estrutura das moléculas que os contêm também pode ser alterada alterando o processo de ionização dos átomos. Se a energia de excitação exceder a energia de ligação entre os átomos, ocorre a quebra da ligação química e consequentes alterações moleculares. Metade de toda a energia fornecida ao tecido pela radiação causa excitação, que é menor que a ionização. Se moléculas alteradas compõem uma célula, ela pode sofrer direta ou indiretamente com as consequências de sua alteração, produzindo radicais livres, íons e elétrons. Os efeitos da radiação dependem da dose, taxa de dose, fracionamento, tipo de radiação, tipo de célula ou tecido e parâmetros considerados. Analise as afirmações: I - Os efeitos somáticos surgem do dano nas células do corpo e o dano aparece na própria pessoa irradiada. II - Os efeitos genéticos ou hereditários surgem somente no(s) descendente(s) da pessoa irradiada. III - O período de maior sensibilidade celular às radiações se dá em M (fase mitótica), fase onde ocorre a divisão celular. IV - Não há a possibilidade de danos causados pela radiação passar para gerações futuras. V - A probabilidade de ocorrer os efeitos estocásticos aumenta quando a frequência de exposição a radiação ionizante aumenta. Após a analise das afirmações, assinale a alternativa correta
Respostas
Com base nos conhecimentos dos danos causados pela radiação, temos que a fase M é a etapa mais preocupante em relação à radiação celular, essa radiação pode causar efeitos somáticos (expressos no indivíduo irradiado) ou efeitos genéticos (expressos nos descendentes).
- Alternativas Corretas: I, II, III, V.
Irradiação
I. Os efeitos somáticos surgem do dano nas células do corpo e o dano aparece na própria pessoa irradiada.
- São radiações que atingem as células somáticas do organismo, com isso, esse dano não consegue passar para os descendentes e apenas a pessoa irradiada sofre com efeitos causados pela radiação.
II - Os efeitos genéticos ou hereditários surgem somente no(s) descendente(s) da pessoa irradiada.
- É a radiação que atinge as células gaméticas, com isso, apenas o descendente expressa os danos causados pela radiação.
III - O período de maior sensibilidade celular às radiações se dá em M (fase mitótica), fase onde ocorre a divisão celular.
- A fase de mitose é a mais delicada do ciclo celular, durante esse período duas novas células somáticas surgirão, uma radiação e consequentemente mutação durante essa etapa pode causar danos irreversíveis para novas células formadas.
IV - Não há a possibilidade de danos causados pela radiação passar para gerações futuras.
- Falsa, se a radiação atingir e danificar as células sexuais (gametas) pode causar danos nos descendentes da pessoa irradiada.
V - A probabilidade de ocorrer os efeitos estocásticos aumenta quando a frequência de exposição a radiação ionizante aumenta.
- Efeitos estocásticos são totalmente dependentes do tempo de radiação, quanto maior a exposição radioativa, maiores serão os efeitos, e o contrário também é verdadeiro.
Para aprender mais sobre radiação ionizante, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/46921414
#SPJ4