A análise desses dois documentos permite afirmar que, no período colonial, A as mulheres brancas administravam os negócios da família; as mulheres negras dedicavam-se aos cuidados do lar. B o comércio era uma atividade restrita às mulheres brancas; as mulheres negras dedicavam-se à agricultura e ao artesanato. C as atividades das mulheres brancas eram exercidas no interior da casa; as mulheres negras dedicavam-se também a atividades no espaço público. D o poder de comando, na família branca, era dividido igualmente entre o homem e a mulher; na família escrava, a mulher ocupava um papel proeminente
Respostas
Resposta: Letra C as atividades das mulheres brancas eram exercidas no interior da casa; as mulheres negras dedicavam-se também a atividades no espaço público.
Resposta:
GABARITO
GABARITO DA QUESTÃO: C
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO:
De maneira geral, os homens comandavam o engenho e os negócios a ele ligados. Atuavam no espaço público. Às mulheres tinham sua atuação restringida ao espaço privado: a administração do lar. Já as mulheres negras, além do trabalho para os patrões, quando possível, também atuavam em outras atividades no espaço público, especialmente nas cidades, especialmente como vendedoras.
DESCRITOR E DISTRATORES:
A alternativa A é incorreta porque quem controlavam os negócios, de modo geral, eram os homens brancos. As mulheres negras atuavam nas áreas que lhes eram impostas ou permitidas; a alternativa B é incorreta porque o comércio não era praticado pelas mulheres brancas, que ficavam mais restritas ao espaço privado; a alternativa D é incorreta porque os homens tinham proeminência nas famílias brancas.
Explicação: