A cada ano, os pesticidas químicos matam pelo menos três milhões de camponeses. A cada dia, os acidentes de trabalho matam pelo menos dez mil trabalhadores. A cada minuto, a miséria mata pelo menos dez crianças. Esses crimes não aparecem nos noticiários. São, como as guerras, atos normais de canibalismo. Os criminosos andam soltos. As prisões não foram feitas para os que estripam multidões. A construção de prisões é o plano de habitação que os pobres merecem. " Fonte: https://dissencialistas. Wordpress. Com/2012/10/11/eduardo-galeano-criminologia. Acesso em: 24 ago. 2016. Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas. I. Do texto, apreende-se que práticas econômicas e sociais vigentes causam a morte de milhões de cidadãos. II. Quando o autor afirma que "os criminosos estão soltos", quer dizer que o sistema prisional tem vagas insuficientes para abrigar aqueles que são responsáveis por estripar multidões. III. Os pesticidas, os acidentes de trabalho e a miséria, por não serem indivíduos, não podem ser presos. Portanto, quando alguém morre por uma dessas causas, não há culpados. IV. O autor considera que a justiça poupa grandes corporações e instituições e defende a ideia de que as prisões sejam habitações destinadas aos mais pobres. Está correto o que se afirma somente em:
Respostas
De acordo com as práticas econômicas e sociais vigentes e a justiça sobre corporações e instituições, estão corretas as as afirmativas I e IV.
Práticas econômicas e sociais
Infelizmente, o autor não cita fontes ou estudos e não leva em conta que estamos vivendo a mais pacífica e próspera de todas as épocas humanas.
De 1900 até hoje, a população cresceu exponencialmente e não apenas a maioria das pessoas viveu com dignidade, mas também a expectativa de vida junto com a tecnologia comum. Isso se deve a todo o processo de produção capitalista.
Observe que por milhões de anos sem essa estrutura social, o mundo viu guerras constantes, doenças, falta de saúde e de tudo.
Tudo isso não absolve os empreendimentos criminosos do pecado, mas criminalizar os meios de produção é um desrespeito à capacidade humana.
Leia mais sobre Práticas econômicas e sociais em: https://brainly.com.br/tarefa/8640807
#SPJ4