Respostas
Resposta:
Explicação:
As indústrias extrativas minerais (mineração pesada de ferro, alumínio e manganês), as refinarias de petróleo (gasolina, óleo diesel, querosene) e as siderúrgicas são exemplos de indústrias de bens de produção ou de base.
São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve): a) Indústria de autopeças e de alumínio. b) Indústria de automóveis e de eletrodomésticos. c) Indústria de plásticos e borracha e de alimentos.
Não exigem mão de obra qualificada para exercer a maior parte da produção. São exemplos de indústrias tradicionais as têxteis, de vestuário, calçados, metalúrgicas e siderúrgicas.
Em suma, as indústrias são responsáveis por transformar matéria-prima em produtos destinados para utilização de outras industrias ou mesmo para o consumo dos cidadãos. Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta.
Resposta:As indústrias extrativas minerais (mineração pesada de ferro, alumínio e manganês), as refinarias de petróleo (gasolina, óleo diesel, querosene) e as siderúrgicas são exemplos de indústrias de bens de produção ou de base.
Explicação: A indústria corresponde ao conjunto de empresas que realizam a transformação de matérias-primas em bens acabados ou intermediários. Pode ser dividida em indústria de base, de bens intermediários ou de bens de consumo, os quais, por sua vez, dividem-se entre bens duráveis e não duráveis. Embora sua presença seja hoje global, a localização da indústria no espaço depende da análise de um conjunto de elementos denominados fatores locacionais.
Indústria é o conjunto de fábricas responsáveis pela transformação de matérias-primas em mercadorias finais ou intermediárias.
O conjunto de atividades da indústria forma o setor secundário da economia.
As indústrias podem ser categorizadas conforme a sua produção, sendo assim divididas entre indústrias de base, intermediárias ou de bens de consumo (finais).
A instalação da indústria em um local determinado depende de um conjunto de elementos socioespaciais denominados fatores locacionais.
Surgiu no século XVIII na Inglaterra. A evolução da indústria ocorreu ao longo de três séculos, em quatro fases distintas. Nesse intervalo, espalhou-se rapidamente para diversos países, ganhou uma grande variedade de novos ramos produtivos e deu um salto tecnológico em termos operacionais.