A escravização de determinados povos foi uma prática comum no passado para obter mão de obra. Entretanto, havia motivos pelos quais os europeus preferiam escravizar os africanos ao invés dos índios. Com base nisso, analise as sentenças a seguir: I- Fator importante para se colocar em segundo plano a escravização indígena foi a catástrofe demográfica. Os índios foram vítimas de doenças como sarampo, varíola, gripe, para as quais não tinham defesa biológica. II- Os europeus queriam preservar a cultura e as tradições dos indígenas, assim como também dar dignidade aos povos que encontraram nas terras americanas. III- A predileção pelos africanos deve-se ao fato de que o tráfico internacional tornou-se um negócio lucrativo na colônia, a tal ponto que a proibição da escravização dos índios foi uma estratégia da coroa para aquecer o negócio do tráfico de africanos. IV- As noções de trabalho exaustivo imposto pelos europeus não funcionaram com a maioria dos nativos, que gastavam a maior parte de sua energia e imaginação em rituais, guerras e celebrações. Assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
Em relação ao período de escravidão no Brasil e a preferência pela mão de obra africana ao invés da indígena, as alternativas corretas são apenas I, III e IV. A alternativa II está incorreta pois os povos europeus não estavam preocupados com a preservação das terras indígenas e nem com a cultura e religião deles.
Escravidão no Brasil
A escravidão foi um modelo de instituição desumana e extremamente violenta que perdurou no Brasil por mais de 300 anos, entre aproximadamente 1535 e 1888. Contudo antes disso, as primeiras pessoas a serem escravizadas foram os indígenas nativos do Brasil. Entretanto por conta do tráfico internacional ser mais lucrativo, os escravos vindos da África eram preferidos ao invés dos povos indígenas.
Confederação dos Cariris
A chamada Confederação dos Cariris, ou também chamada de Guerra dos Bárbaros ou até mesmo Nação Kiriri, foi um conflito ocorrido no Brasil no período de colonização, entre colonos, bandeirantes e indígenas. O ocorrido foi um ato de resistência dos povos indígenas contra a escravidão dos seus povos e pela manutenção de suas terras e cultura.
Aprenda mais sobre o Brasil aqui: brainly.com.br/tarefa/18069941#
#SPJ4