• Matéria: Sociologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

o motivo do positivismo não é mais válido​

Respostas

respondido por: alangust8
2

Resposta:

O Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico que surgiu na Europa, mais precisamente na França, entre os séculos XIX e XX.  Desenvolvida pelo pensador Auguste Comte, defendia que o conhecimento científico era a única forma de conhecimento válido. 

Com isso, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos não são levados em consideração, pois não contribuem para o desenvolvimento da humanidade. Portanto, o Positivismo valoriza a ciência, o materialismo e o mundo humano, em detrimento da metafísica e do mundo espiritual. 

O pensamento positivista está dividido em duas vertentes: de um lado a orientação científica, que busca efetivar uma divisão das ciências, e do outro a orientação psicológica, linha teórica da sociologia que investiga toda a natureza humana existente.

Início do Positivismo

Primeiro, o termo foi empregado pelo filósofo francês Claude-Henri de Rouvroy (1760-1825) para explicar o método do cientificismo. Todavia, o grande idealizador do movimento positivista no mundo foi o auxiliar de Claude-Henri, o francês Auguste Comte (1798-1857).

Através de Comte a teoria destacou-se internacionalmente entre a metade do século XIX e começo do século XX. Segundo os princípios do filósofo, as primeiras ideias do Positivismo surgiram como subdivisões do Iluminismo, na época das crises sociais, que explodiram na Europa e da chamada "sociedade industrial", marcada pela Revolução Francesa.

Quem foi Auguste Comte, o "pai do Positivismo"?

Auguste Comte ficou reconhecido como o "pai do Positivismo" no mundo. O filósofo viveu em um período da história francesa no qual os regimes despóticos e as revoluções alternavam entre si. Cenário que causou um descontentamento geral com a política e disseminou uma crise dos valores tradicionais. 

Diante disso, Comte resolveu dar uma resposta a esse estado de ânimo por meio da combinação de elementos das obras de antigos pensadores, bem como de alguns contemporâneos, resultando no corpo teórico que atualmente é o Positivismo.

Explicação:

melhor resposta??

Perguntas similares