Apesar do oxigênio não participar diretamente do ciclo do ácido cítrico o ciclo somente opera quando o2 está presente por que isso acontece?
Respostas
O ciclo do ácido cítrico, também conhecido como ciclo de Krebs, não utiliza oxigênio diretamente, no entanto deixa de operar sem oxigênio pois este ciclo é dependente das moléculas de NAD e FAD produzidas durante a fosforilação oxidativa, este sim um processo onde o oxigênio participa diretamente.
Sobre a respiração celular
O processo de respiração celular é fundamental para a vida dos organismos aeróbicos, sendo constituída de reações para a produção de ATP, que é a principal fonte de energia para a célula. No caso dos eucariotos, este processo ocorre nas mitocôndrias. A respiração celular é dividida e duas etapas:
- Ciclo de Krebs;
- Fosforilação oxidativa.
Apesar de serem consideradas duas etapas distintas, estas cadeias de reações estão diretamente relacionadas, sendo que a fosforilação oxidativa fornece NAD e FAD para o ciclo de Krebs, que por sua vez realiza a redução destas moléculas em NADH e FADH₂ que são utilizadas na fosforilação oxidativa.
O papel do oxigênio nestes processos se dá ao final da fosforilação oxidativa, uma vez que esta etapa produz elétrons livres, o que é prejudicial à célula, sendo os átomos de oxigênio responsáveis por ligarem-se a estes elétrons, produzindo moléculas de água.
Assim, podemos concluir que sem oxigênio a fosforilação oxidativa não ocorre e que, deste modo, o ciclo de Krebs também não irá operar pois este é dependente de moléculas produzidas durante a fosforilação oxidativa.
Você pode continuar estudando sobre a respiração celular aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2549038
#SPJ4