As empresas que tenham regime tributário do lucro real, conforme o caso, podem optar pela apuração do lucro real anual ou pela apuração do lucro real trimestral. A opção pelo lucro real trimestral geralmente pode trazer algumas desvantagens. Uma delas é que o lucro do trimestre passado não pode ser compensado com prejuízo nos trimestres seguintes, mas ainda há outras desvantagens. A partir do que foi apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A opção pelo lucro trimestral permite menores riscos de cometer infrações. POIS II. O prejuízo de um trimestre não poderá reduzir lucro dos trimestres seguintes. A seguir, assinale a alternativa correta
Respostas
Dados os conhecimentos relativos ao lucro real, é correto afirmar o que se encontra na alterna:
As asserções I e II são proposições falsas.
Sobre o Lucro Real
O Lucro Real Trimestral é um método de cálculo da renda real. Essa modalidade realiza quatro cálculos finais por ano.
As empresas devem ter a devida cautela antes de utilizar esta forma de cálculo. Isso é especialmente verdadeiro se houver atividades sazonais ou atividades que alternam entre ganhos e perdas ao longo do ano.
Os lucros e prejuízos calculados para cada trimestre são feitos separadamente. De acordo com as Regras Trimestrais do Lucro Real, os prejuízos fiscais de um trimestre podem ser deduzidos em até 30% do lucro real do trimestre seguinte.
Se o lucro da empresa for linear, essa opção pode ser interessante, mas se o lucro anual da empresa estiver em alta, o lucro real anual tende a ser maior.
Segue a questão completa:
“As empresas que tenham regime tributário do lucro real, conforme o caso, podem optar pela apuração do lucro real anual ou pela apuração do lucro real trimestral. A opção pelo lucro real trimestral geralmente pode trazer algumas desvantagens. Uma delas é que o lucro do trimestre passado não pode ser compensado com prejuízo nos trimestres seguintes, mas ainda há outras desvantagens. A partir do que foi apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A opção pelo lucro trimestral permite menores riscos de cometer infrações.
POIS II.
O prejuízo de um trimestre não poderá reduzir lucro dos trimestres seguintes. A seguir, assinale a alternativa correta
A seguir, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições falsas. (Alternativa correta)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.”
Saiba mais sobre o Lucro Real em:
https://brainly.com.br/tarefa/9990633
#SPJ4