Na lei n. º 13. 595, de 5 de janeiro de 2018, quando trata do modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, foram incluídas novas atribuições aos agentes comunitários de saúde, que poderão ser realizadas em caráter excepcional, assistidas por profissional de saúde de nível superior, membro da equipe, após treinamento específico e fornecimento de equipamentos adequados, em sua base geográfica de atuação. Uma dessas novas atribuições do acs é: a) realizar a medição da glicemia capilar e aferição da pressão arterial, inclusive no domicílio, para o acompanhamento dos casos diagnosticados de diabetes mellitus e de hipertensão arterial sistêmica, segundo projeto terapêutico prescrito pelas equipes que atuam na atenção básica. B) administrar medicação intramuscular conforme receita de prescrição médica. C) realizar procedimentos de oxigenação do usuário com uso de cateter nasal e torpedo de oxigênio com o objetivo de promover saúde. D) coletar informações que apoiem no diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade. E) realizar curativos, quando necessário, nos usuários que apresentam lesões de pele
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de agentes comunitários de saúde, podemos afirmar que a resposta correta está na letra A.
Assim, com a Lei 13595/18, umas das novas atribuições dos agentes comunitários é realizar a medição da glicemia capilar e aferição da pressão arterial para o acompanhamento dos casos diagnosticados de diabetes e de hipertensão arterial sistêmica.
Sobre os agentes comunitários de saúde
Com início na década de 80, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde consiste em uma categoria composta por profissionais da própria comunidade, que atuam prestando serviço na localidade e têm como finalidade melhorar as condições de saúde daquela região.
Saiba mais sobre agentes comunitários de saúde em: brainly.com.br/tarefa/8784773
#SPJ4