• Matéria: Saúde
  • Autor: thaianinha7955
  • Perguntado 3 anos atrás

As lesões cutâneas podem se manifestar de diversas maneiras, podendo orientar o médico veterinário na hipótese diagnóstica de determinada doença. Porém, deve-se ter em mente que um único tipo de lesão raramente é específica de uma doença em particular. A alopecia simétrica em cães é um motivo frequente de busca por consulta veterinária. O trauma autoinduzido é uma das maiores causas de alopecia em cães com presença de prurido, normalmente devido infecções parasitárias ou em reações de hipersensibilidade. A alopecia sem presença de inflamação é tipicamente não pruriginosa e, embora a maior parte delas ocorra devido uma endocrinopatia (hipotiroidismo, hiperadrenocorticismo ou devido hormônios sexuais), a alopecia pode ter diversas etiologias mesmo exibindo padrões semelhantes. A anamnese e o exame clínico geralmente fornecem indícios para a causa dessas alterações, devendo o clínico, dispor de exames apropriados para confirmar a suspeita diagnóstica (Nelson; Couto, 2006). Sobre alterações de pele em cães, assinale a alternativa que contenha as lesões cutâneas e outros sinais clínicos que indiquem a doença de origem endócrina. Escolha uma: a. Hipertiroidismo – alopecia simétrica, pruriginosa, liquenificação e hiperqueratose; letargia, intolerância a exercícios físicos, aumento de peso sem diminuição da ingestão de alimentos b. Hiperadrenocorticismo – alopecia simétrica, bilateral, não pruriginosa, hiperpigmentação, afetando dorso, abdome ventral, flancos e peito, além de pele fina e seca; poliúria e polidipsia, polifagia, distensão abdominal, entre outros c. Hiperestrogenismo – alopecia simétrica bilateral do tronco, não pruriginosa, e em locais de atrito, como cotovelos, quadril, ponte do nariz e pescoço; letargia; poliúria e polidipsia, polifagia, distensão abdominal, entre outros d. Hipotiroidismo – alopecia assimétrica multifocal, pruriginosa, com descamação, hiperemia, exsudação, afetando porção distal dos membros; alteração do ciclo estral e vulva aumentada de tamanho e. Diabetes - alopecia simétrica bil

Respostas

respondido por: Anônimo
0

Com base na afirmação, a resposta correta é d. Hiperadrenocorticismo – alopecia simétrica, bilateral, não pruriginosa, hiperpigmentação, acometendo dorso, região ventral do abdome, pelve e tórax, além de pele fina e ressecada; poliúria e polidipsia, polifagia, distensão abdominal.

O que é uma lesão de pele?

As lesões cutâneas são danos ou alterações anormais que ocorrem em áreas da pele. A aparência da lesão na pele é muito diferente da área circundante. As lesões na pele podem aparecer de várias formas, como caroços, feridas, bolhas, cistos ou áreas de cor anormal.

As lesões cutâneas podem ocorrer em várias partes do corpo e abrangem pequenas ou grandes áreas da pele. As lesões cutâneas podem aparecer isoladamente ou em plural em uma determinada área ou estão disseminadas em várias partes do corpo.

Existem duas categorias de lesões cutâneas: lesões cutâneas primárias e secundárias. As lesões cutâneas primárias são condições anormais da pele que estão presentes no nascimento ou aparecem mais tarde na vida com a idade. Enquanto isso, as lesões cutâneas secundárias se desenvolvem a partir de lesões cutâneas primárias que são feridas, irritadas, inflamadas ou deformadas.

Saiba mais sobre lesões de pele: https://brainly.com.br/tarefa/24950658

#SPJ4

respondido por: abnermatheus00
0

Resposta:

Hiperadrenocorticismo – alopecia simétrica, bilateral, não pruriginosa, hiperpigmentação, afetando dorso, abdome ventral, flancos e peito, além de pele fina e seca; poliúria e polidipsia, polifagia, distensão abdominal, entre outros

Explicação:

corrigido pelo AVA !!

Perguntas similares