As plataformas de computação em nuvem comerciais oferecem serviços que se enquadram nos diversos modelos de computação em nuvem disponíveis. Imagine que Paulo é um Gestor de TI que precisa configurar e disponibilizar um servidor para a produção de um novo sistema de informação. Paulo não tem um local adequado com refrigeração e energia elétrica para hospedar um servidor, por isso decidiu usar uma máquina virtual na nuvem. O tipo de serviço de computação em nuvem que Paulo deverá utilizar é:
Respostas
Resposta: Servidores Cloud
Explicação: Google Cloud, AWS
Resposta:
Paulo deverá utilizar os serviços de IaaS (infrastructure as a service).
No IaaS, Paulo não vai comprar equipamentos, mas fazer uso de um data center de maneira remota. Então, se na sua empresa ele tem, por exemplo, um servidor que fica fora e é usado a distância, tudo indica que você se serve de um IaaS.
Um exemplo muito comum é a infraestrutura disponibilizada pela Amazon AWS. A vantagem? A segurança é uma delas. Guardar os dados da empresa em um servidor remoto é uma maneira de garantir que os dados não vão se perder em caso de um desastre físico. Também há redução de custos, pois não será necessário investir em servidores robustos, além de poder contratar exatamente a capacidade que vai fazer uso, nem mais nem menos.