Piaget criou uma teoria que chamou de Epistemologia Genética, defendendo que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo acontece em estágios qualitativamente diferentes. Novas informações são incorporadas a estruturas mentais já existentes e a cada integração de novas informações, há uma mudança nas estruturas cognitivas. De acordo com esta teoria, responda: 1. O que ela objetiva? 2. Quais as características do estágio denominado Período Simbólico ou Intuitivo? 3. As sequências dos estágios variam?
Respostas
A Epistemologia Genética ou Psicogenética formulada por Jean Piaget, visa responder a questão de como funciona o processo de aprendizagem do indivíduo, esteja ele aprendendo sozinho ou em conjunto, e também busca conhecer os processos e etapas que ele para aprender.
Epistemologia Genética de Jean Piaget
A Epistemologia Genética de Jean Piaget, objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos, ou seja, busca evidenciar por quais etapas o indivíduo passa durante a sua evolução natural-cognitiva, estágios que ele divide em quatro.
Os estágios são o estágio sensório-motor, o pré-operatório, o operatório concreto e o operatório formal. O pré-operatório, também denominado de período simbólico ou intuitivo é fortemente marcado pelos esquemas representativos.
Este estágio se inicia a partir dos 2 anos e se estende seus 10 anos de idade, momento em que a linguagem é desenvolvida e os esquemas de representação, possibilitando o jogo simbólico, em que a criança representa situações hipotéticas usando a criatividade e a imaginação.
Estes estágios são vividos de maneira cronológica por todos os indivíduos, embora a idade em que os estágios passam a ser vivenciados pela criança possam variar, eles ocorrem sempre na mesma ordem.
Aprenda mais sobre a Epistemologia Genética aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50457667
#SPJ1