• Matéria: Direito
  • Autor: girllanygica01
  • Perguntado 2 anos atrás

O século XX, especialmente sua segunda metade, assistiu a uma enorme mudança de rumos no direito processual civil. De instrumento concebido, com exclusividade, para propiciar o exercício individual do direito de ação, passou a servir de palco, também, para a tutela dos interesses da sociedade como um todo ou de grupos representativos de grandes parcelas do aglomerado social. Esse movimento da ordem jurídica para o social não se registrou apenas no campo do processo civil. Ao contrário, todos os ramos do Direito o sentiram, pois em nosso século o que realmente se deu foi a implantação definitiva do Estado Social de Direito, em lugar do antigo Estado de Direito, onde apenas o indivíduo era objeto de tutela. Dentro da nova visão do Estado e suas funções, assumiram destaque os chamados interesses difusos e coletivos, para os quais o legislador dispensou especial atenção, tanto no plano material como processual.

Respostas

respondido por: JuniorSousaa
0

Todo ser humano é titular de direitos, independente de cor, raça ou etnia, inclusive a própria Constituição Federal declara que todos são iguais perante a lei. Contudo, alguns direitos foram conquistados com muita luta e os especialistas chamaram de direito difuso e coletivo.

O que são os Direitos Difusos e Coletivos?

Os Direitos difusos as pessoas são ligadas por um fato abrangendo todas ao redor, isto é, os titulares são indeterminados e indetermináveis. Assim, ninguém em especifico ira ser atendido de forma diferenciada ou especial e sim todos simultaneamente.

Os Direitos Coletivos basicamente são direitos que também vão atingir uma determinada classe social ou grupo de pessoas, contudo, nessa modalidade é possível determinar seus respectivos titulares, pois ira haver uma relação jurídica com as pessoas que tiveram seu direito violado com o infrator, mas ainda são tratadas de forma coletiva.

Podemos citar alguns exemplos de direitos coletivos:

  • a qualidade do transporte público;
  • fornecedores de energia elétrica;
  • receber serviços de boa qualidade das prestadoras de serviços públicos essenciais;

Entenda mais sobre os Direitos Difusos e Coletivos aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/52769761

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares