As associações entre distúrbios de comportamento e problemas de aprendizagem têm sido encontradas em vários estudos, sendo que alguns autores apontam as dificuldades de comportamento como sendo um fator de risco para o baixo desempenho acadêmico (Marturano, Linhares, & Parreira, 1993; Speakman, Herman, & Vogel, 1993; Thompson, Lampron, Johanson, & Eckstein, 1990), enquanto outros indicam que problemas na aprendizagem escolar podem facilitar o desenvolvimento de distúrbios de comportamento graves (Gordon, 1993; Kolvin, Miller, Fleeting, & Kolvin, 1988).
Roeser e Eccles (2000) propõem que as dificuldades comportamentais e emocionais influenciam problemas acadêmicos e estes afetam os sentimentos e os comportamentos da criança, sendo que estas dificuldades podem se expressar tanto de forma internalizada, por meio de ansiedade, depressão, retraimento e sentimentos de inferioridade, quanto externalizada, por meio de comportamentos e atitudes que geram conflitos com o ambiente e, geralmente, são marcados por características de desafio, impulsividade, agressão, hiperatividade e ajustamento social pobre. A literatura aponta que as dificuldades de aprendizagem em si são uma condição de risco psicossocial, colocando o indivíduo em situação de desvantagem educacional e social. Pessoas que fracassam ou aquelas que abandonam a escola perdem oportunidades que poderiam representar experiências favorecedoras ao seu desenvolvimento. Assim, experiências escolares positivas e estimuladoras podem apresentar-se como condições que protegem o indivíduo de tornar-se delinquente e envolver-se com a criminalidade (Kolvin et al., 1988; Maughan, 1988; Rutter, 1987).
É nítida a relação entre crianças com distúrbios de comportamentos e problemas de aprendizagem. No que tange a esse tema, avalie as afirmativas: I. Crianças com distúrbios de comportamento terão por consequência problemas de aprendizagem. II. Crianças que apresentam problemas na aprendizagem podem desenvolver distúrbios de comportamento e baixa autoestima. III. Problemas de aprendizagem não são condições para desenvolvimento de distúrbios de comportamento, já que é possível separar o processo de aprendizagem do emocional da criança IV. Experiências escolares saudáveis e positivas podem proteger a criança de apresentar distúrbios de comportamento, não só na infância como na adolescência.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Apenas a afirmativa II está correta.
b.
Apenas a afirmativa I está correta.
c.
Apenas a afirmativa IV está correta.
d.
Apenas a afirmativa I e III estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Respostas
Resposta: Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Explicação:
A questão envolve uma problemática muito recorrente no ambiente escolar, a relação entre problemas de aprendizagem e distúrbios de comportamento. É importante que o futuro psicólogo escolar saiba a importância dessa relação para que seu olhar para a criança com dificuldade de aprendizagem seja muito mais delicado, pensando a imensidão de sentimentos que essa criança possa estar passando. Não necessariamente as crianças com distúrbios de comportamentos terão problemas no aprendizado. As crianças podem apresentar distúrbios de comportamentos e terem um processo de aprendizagem dentro da normalidade. A afirmativa III está incorreta porque o processo de aprendizagem e o controle emocional da criança estão inteiramente ligados.
Resposta: Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. Correto
Explicação:
A questão envolve uma problemática muito recorrente no ambiente escolar, a relação entre problemas de aprendizagem e distúrbios de comportamento. É importante que o futuro psicólogo escolar saiba a importância dessa relação para que seu olhar para a criança com dificuldade de aprendizagem seja muito mais delicado, pensando a imensidão de sentimentos que essa criança possa estar passando.