Embora o entendimento sobre os processos que são compreendidos no contexto da logística tenha evoluído muito ao longo dos últimos anos, ainda é bastante comum adotar a mesma definição, aplicabilidades e funções tanto para a distribuição física e canais de distribuição. A distribuição física envolve diversas atividades físicas da logística, sendo as mais visíveis o transporte e a estocagem. Por sua vez, os canais de distribuição consistem num conjunto de organizações independentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo. Juntos, formam o Sistema de distribuição. Esse sistema é composto por uma série de componentes. Nesse contexto, sobre tais componentes é correto afirmar que: I – O componente “instalações físicas” diz respeito estritamente aos centros de distribuição estrategicamente instalados responsáveis por abrigar os produtos até que sejam entregues aos clientes. II – A guarda física dos produtos para o atendimento imediato das demandas dos clientes, a localização da instalação, escolha de equipamentos de movimentação e estocagem são atividades pertinentes ao componente ”estoque de produtos”. III – O elemento “custos” se refere aos gastos relativos à operação de distribuição, sendo necessária uma estrutura de custos adequada e constantemente atualizada. É necessário definir os custos de transporte, de armazenagem e movimentação, da manutenção de estoque. IV – O componente “transportes” diz respeito ao modo como serão transportados os para os clientes. Inclui a definição dos modais, a forma como a carga é composta e aproveitamento do transporte. Após a análise das afirmações acima, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Estão corretas as afirmações II e IV. b) Estão corretas as afirmações II, III e IV. c) Estão corretas as afirmações I, II e III. d) Estão corretas as afirmações III e IV. e) Estão corretas as afirmações I, II e IV.
Respostas
Resposta:
(D) Estão corretas as afirmações III e IV..
Explicação:
Instalações físicas: Podem ser centros de distribuição, armazéns ou qualquer outro ambiente destinado a guarda temporária de produtos e serão responsáveis por abrigar os produtos até que sejam entregues aos clientes. As instalações devem possibilitar que as operações logísticas sejam realizadas de forma a minimizar tempo e custos. Dentro deste componente podemos citar como atividades: definição da localização da instalação; escolha dos equipamentos de movimentação e estocagem; etc.
Por sua vez, a guarda física dos produtos para o atendimento imediato das demandas dos clientes, a localização da instalação, escolha de equipamentos de movimentação e estocagem são atividades pertinentes ao componente ”Armazenagem de produtos”.