• Matéria: Filosofia
  • Autor: leehszmarques
  • Perguntado 2 anos atrás

Com apoio de políticos, gangues ameaçam assumir o controle do Haiti.
As gangues aumentaram seu poder de influência na capital do Haiti. [...] Embora os haitianos tenham sofrido derramamento de sangue e tragédias implacáveis por anos, a escalada da ilegalidade nas últimas semanas e a incapacidade do governo de exercer controle aterrorizam a nação.
Uma das gangues que aterrorizam o Haiti, a Família G-8 e Aliados, é dirigida por um ex-policial chamado Jimmy Chérizier. De muitas maneiras Chérizier incorpora as razões pelas quais o Haiti está onde está hoje; as elites políticas e empresários do país apoiaram gangues concorrentes para alcançar seus objetivos, reduzindo qualquer tentativa de organização do país.

Acredita-se que Chérizier seja apoiado por figuras políticas que buscam reprimir protestos ou forçar o povo a votar de uma determinada maneira. Grandes empresários do Haiti pagam suas gangues para promover seus interesses econômicos, incluindo a passagem segura de suas mercadorias, que chegam aos portos da capital.
A situação no país tem se deteriorado desde o assassinato do presidente Jovenel Moise em 2021. Desde então, o Haiti ainda não realizou as eleições para escolher um novo presidente nem as investigações acerca do assassinato continuaram. O uso de gangues é uma ferramenta popularizada pelo presidente Jean-Bertrand Aristide durante seu segundo mandato, que começou em 2001. [...] Desde 2019, as gangues tem aumentado à medida que seus patronos políticos e empresariais fortalecem seu apoio à disputa pelo poder, segundo vários diplomatas ocidentais e autoridades haitianas. As gangues contrabandeiam grandes quantidades de armas e munições pelos portos do país, remessas facilitadas por funcionários do governo.
[...] As grandes famílias do Haiti estão apoiando as gangues para conseguir o que querem. Eles não querem uma situação estável, responsabilidade ou a capacidade dos cidadãos de se organizarem contra eles. Os haitianos são reféns.
Existe ética nas guerras? Vimos que figuras políticas, comerciantes e membros de famílias ricas do Haiti estariam controlando as gangues que, por sua vez, controlam todos os tipos de mercadorias que entram ou saem pelos portos. A violência há muito está presente no cotidiano dos haitianos, os quais perdem suas casas, empregos e

cidadania. Com base nesse contexto, responda, em até 10 linhas, as questões a seguir (Cada questão vale 1,0):

a) As gangues são milícias locais. Explique por que as gangues são aéticas?

b) Por que os próprios políticos ou comerciantes locais não podem manter as gangues?

c) Pode-se afirmar que as elites políticas/empresariais apoiam o caos e não a democracia?

d) Explique como a cidadania haitiana se encontra hoje em dia.

e) Pode-se afirmar que a corrupção se instalou em todas as esferas sociais no Haiti?

Respostas

respondido por: Sheyla1830alencar
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares