Em diversos momentos de nossa vida, deparamo-nos com a palavra jogo, pois, encontra-se presente no cotidiano e na sociedade, e cada vez ganha maior espaço. Os jogos e as brincadeiras são considerados umas das atividades mais realizadas pelas crianças, por se tratarem de atividades prazerosas e que, além de educativas, transmitem alegria. O ato de brincar está diretamente ligado às práticas sociais e culturais, desse modo exerce efeitos sobre a criança e sua aprendizagem. Independente do tempo histórico, o ato de brincar possibilita uma ordenação da realidade, uma oportunidade de lidar com regras e manifestações culturais, além de lidar com o outro, seus anseios, experimentando sensações de perda e vitória. Teóricos e pesquisadores, há algum tempo, vêm destacando a importância do jogo e da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança, principalmente os estudiosos da área da Psicologia e da Pedagogia. Para Piaget, o jogo possui estreita relação com a construção da inteligência, ressaltando que o prazer que resulta do jogo espontâneo motiva a aprendizagem. Segundo esse estudioso, qual a importância dos jogos para o desenvolvimento infantil?
Respostas
Os jogos são fundamentais para o desenvolvimento infantil, justamente por explorarem a lucididade, além de fortalecer a socialização e a interação, junto da competitividade de forma sadia.
Como a brincadeira é importante no dia a dia?
Os jogos tem grande importância em como a formação do aluno realizada feita, pois é nessa fase que ele passa a interagir com os colegas de classe e com os professores, aprendendo e experienciando novas coisas.
Por isso, a brincadeira favorece os aspectos sociais e cognitivos das crianças, além de fortalecer desenvolvimento físico, assim, é importante que a mediadora ou a educadora, no ato de brincar seja dinâmica, não só em quadra mas em sala de aula, utilizando a inclusão para que todos os alunos participem.
Mais sobre os jogos:
https://brainly.com.br/tarefa/28721045
#SPJ4