Respostas
O texto O trabalho no engenho pode ser resumido através da visão de André João Antonil, o autor, acerca desses espaços, constituídos além de seu caráter trabalhista e comercial, contemplando ideologias que revelavam o papel do negro e dos empresários nesse sistema, onde os negros eram dotados de inúmeras funções, servindo aos patrões em âmbito pessoal e trabalhista.
O trabalho no engenho, de André João Antonil
Antonil desejava revelar que o trabalho nos engenhos era amplo e variado, que os negros não tinham apenas uma função e que não tinham um minuto de folga, andando pelos espaços e cumprindo todos os pedidos solicitados.
Assim, por mais que as mulheres fossem direcionadas ao trabalho doméstico, a qualquer momento do dia poderiam receber a ordem para cuidar de outro setor, como a pescaria e agropecuária.
Segue um trecho do texto O trabalho no engenho, de André João Antonil:
Servem ao senhor do engenho, em vários ofícios, além dos escravos de enxada e fouce que têm nas fazendas e na moenda, e fora os mulatos e mulatas, negros e negras de casa, ou ocupados em outras partes, barqueiros, canoeiros, calafantes, campainhas, carreiros, oleiros, vaqueiros, pastores e pescadores.
Aprenda mais sobre os engenhos de açúcar: brainly.com.br/tarefa/7432586
#SPJ4