As áreas degradadas em áreas agrícolas referem-se principalmente aos aspectos de degradação do solo. Neste sentido, as técnicas de recuperação de atividades em áreas rurais visam o retorno do local a uma forma de utilização, segundo um plano preestabelecido para o uso do solo. A erosão é o principal processo que retira os nutrientes do solo, acarretando degradação biológica em poucos anos em áreas agrícolas extensivamente exploradas. Analise o parágrafo a seguir e complete corretamente: A cobertura inadequada do solo pelo uso intensificado de monoculturas ocasiona perda gradativa da matéria orgânica, ressaltando que a presença de matéria orgânica é fundamental, pois ........................ Completa corretamente o parágrafo acima: Alternativas: a) Diminui a drenagem interna do solo, devido à menor infiltração e, consequentemente, aumenta o escoamento superficial. b) Facilita a ação do vento (erosão eólica), desenfreando assim o processo de desertificação. c) Diminui a porosidade e a aeração, prejudicando o enraizamento, a fauna edáfica e a infiltração da água. d) Aumenta a infiltração de água no perfil do solo e, consequentemente, reduz a ocorrência de escoamento superficial e erosão. e) Se baseia na utilização de espécies diferentes proporcionando um maior equilíbrio na demanda por nutrientes.
Respostas
Resposta:4)
Para o êxito de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é importante que se realizem ações de monitoramento e avaliação após a sua implantação.
Sobre esta fase de um PRAD, analise as assertivas abaixo, colocando verdadeiro (V) ou falso (F), e depois responda.
I. Embora seja recomendável o monitoramento de diversos aspectos físicos da área após as intervenções realizadas, os dados não devem ser incluídos no relatório final, que se restringe a descrição da parte biológica. ( )
II. A fase de monitoramento de um PRAD contempla, entre outras atividades, a averiguação da existência de remanescentes que podem servir como fonte de propágulos. ( )
III. Para avaliar se o plantio com a finalidade de restauração de área degradada obteve sucesso, deve ser estimado, após algum tempo, a sobrevivência das mudas e a quantidade/qualidade das espécies presentes na regeneração natural. ( )
IV. Após dois anos do plantio de mudas de espécies florestais nativas, se a cobertura do solo estiver dominada por espécies de gramíneas, mesmo que exóticas, pode ser considerado um bom sinal para restauração vegetal. ( )
Agora, assinale a sequência correta:
Alternativas:
a)
F; F; F; V.
b)
F; F; V; F.
c)
V; F; V; F.
Alternativa assinalada
d)
V; V; F; F.
e)
V; V; V; V.
5)
As áreas degradadas em áreas agrícolas referem-se principalmente aos aspectos de degradação do solo. Neste sentido, as técnicas de recuperação de atividades em áreas rurais visam o retorno do local a uma forma de utilização, segundo um plano preestabelecido para o uso do solo. A erosão é o principal processo que retira os nutrientes do solo, acarretando degradação biológica em poucos anos em áreas agrícolas extensivamente exploradas.
Analise o parágrafo a seguir e complete corretamente:
A cobertura inadequada do solo pelo uso intensificado de monoculturas ocasiona perda gradativa da matéria orgânica, ressaltando que a presença de matéria orgânica é fundamental, pois ........................
Completa corretamente o parágrafo acima:
Alternativas:
a)
Diminui a drenagem interna do solo, devido à menor infiltração e, consequentemente, aumenta o escoamento superficial.
Alternativa assinalada
b)
Facilita a ação do vento (erosão eólica), desenfreando assim o processo de desertificação.
c)
Diminui a porosidade e a aeração, prejudicando o enraizamento, a fauna edáfica e a infiltração da água.
d)
Aumenta a infiltração de água no perfil do solo e, consequentemente, reduz a ocorrência de escoamento superficial e erosão.
e)
Se baseia na utilização de espécies diferentes proporcionando um maior equilíbrio na demanda por nutrientes.
Explicação: