(Unirio RJ)Fêmeas "virgens" de lagartos dão à luz na Grã-Bretanha No início de 2007, no Zoológico de Chester (In- glaterra), uma fêmea de dragão-de-komodo (Varanus komodensis) teve quatro filhotes, dois anos após seu último contato com um macho da espécie. Uma das explicações para os nascimentos pode ser o fato de algumas fêmeas terem sido mantidas em cativeiro por muitos anos sem a presença de machos. Fonte: . a) Descreva o processo reprodutivo que possibilitou a geração desses filhotes. b) Qual é a vantagem reprodutiva desse processo?
Respostas
a) O processo reprodutivo que possibilitou a geração de filhotes de uma fêmea de dragão-de-komodo é conhecido como partenogênese.
b) Essa estratégia reprodutiva apresenta vantagens quando as condições do ambiente em que o organismo está envolvido não é favorável, como nesse caso em que o parceiro sexual para a reprodução era escasso.
A partenogênese
Essa forma de reprodução se caracteriza pelo desenvolvimento de um embrião sem que o óvulo seja fecundado, ou seja, não necessita de um parceiro para que haja a reprodução. Diferente da reprodução sexuada, não envolve o processo de fecundação de gametas, sendo assim a partenogênese é considerada um tipo de reprodução assexuada.
A partenogênese em abelhas
As abelhas são os animais que melhor exemplificam a partenogênese. Por viverem em um ambiente formado por zangões, operárias e rainha, apenas a rainha é fértil, as operárias são estéreis e os zangões nascem por partenogênese, ou seja, de uma óvulo não fecundado. Enquanto que as rainhas e operárias nascem de óvulos fecundados.
Veja mais sobre partenogênese: https://brainly.com.br/tarefa/7295977
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**..,,.,.,.,.,.,.,,,