• Matéria: Química
  • Autor: gisdania123
  • Perguntado 9 anos atrás

qual é a carga eletrica de um íon formado pelo elemento de numero atomico 38

Respostas

respondido por: gbrufiniot5bur
122

Carga elétrica de um átomo corresponde à diferença entre o numero de prótons (carga +) e elétrons (carga -). Como os átomos na tabela periodica encontram – se em estado neutro (numero de prótons = numero de eletrons), basta sabermos se ele perde ou ganha eletrons


A representação será colocada no canto superior direito da sigla do átomo com numero de elétrons perdidos ou recebidos  e "+" (simbolizando a perda de elétrons) e "" (simbolizando o recebimento de uma carga elétrica).


O que determina a identidade de um elemento é seu numero atômico (numero de prótons).

Quando temos o numero de prótons apenas, precisamos fazer a distribuição eletrônica DOS ELÉTRONS segundo a teoria de Linus Pauling para sabermos quantos elétrons temos na camada de Valencia (ultima camada) e assim saber quantos elétrons o átomo deve receber ou perder para atingir a regra do octeto e sabermos como ficara a representação.

 

No caso, o átomo tem numero atômico 38. Ou seja, tem 38 protons.

No estado fundamental, nº prótons = nº elétrons. Assim, temos 38 protons e 38 eletrons.


Esses 38 elétrons é que estão organizados dentro do átomo em subcamadas segundo a teoria de Linus Pauling da seguinte maneira:


                      1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s² 3d¹⁰ 4p⁶ 5s²


Segundo a Regra o Octeto, a estabilidade de um átomo (sua “intenção” de  não reagir) se deve à sua ultima camada estar com 8é, como a maioria dos atomos que pertencem à família dos gases nobres, ou 2é, como é o caso do gás nobre Hélio(He).

 

Assim, a ultima camada é a camada 5. Ela apresenta 2é apenas num único subnivel. Esse átomo pode fornecer 2é para formar uma ligação. Como para atender o octeto é mais fácil (envolve menos energia) ele perde esses dois elétrons, se tornando um cátion bivalente, que apresenta a representação (como o átomo é o Estroncio, de sigla Sr): Sr²⁺


(O que condiz com a periodicidade da tabela periódica, já que ele se encontra na família 2, ou seja, tem 2é na ultima camada e se comporta perdendo esse "é" – ele é um metal, tem característica de perder "é").

Perguntas similares