A sustentabilidade não está atrelada unicamente à área ambiental, e sim ao equilíbrio dinâmico do conjunto das relações sociais, econômicas, culturais, espaciais e psicológicas, ou seja, é esse conjunto que alicerça o desenvolvimento sustentável de fato. Dessa forma, percebemos que o cumprimento do Protocolo de Kyoto também contribui para a sustentabilidade. Assim, explique quais os objetivos do Protocolo de Kyoto e sua atuação para o desenvolvimento sustentável
Respostas
Quando falamos sobre sustentabilidade, estamos a falar de uma continuidade no desenvolvimento, mas com competências responsáveis, sem destruir o meio ambiente o qual precisamos à uma vida saudável. Na conferência de Kyoto, há o acordo entre as nações à redução das emissões dos gases que produzem o efeito estufa.
Protocolo de Kyoto, acordo mundial
O acordo estabelecido pelo protocolo de Kyoto tem caráter ambientalista, visto que visa a preservação durante o desenvolvimento da humanidade, o que é totalmente possível.
Ocorre em 1997, o Japão, sendo o primeiro tratado internacional sobre o controle acerca da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Para além do controle de emissão, este protocolo estimulou a criação de formas sustentáveis de desenvolvimento, o que podemos ver com maior clareza hoje, com maior uso de energia solar e carros elétricos.
Para complementarmos informações sobre o protocolo de Kyoto: https://brainly.com.br/tarefa/7780695
O principal objetivo do Protocolo de Kyoto é reduzir as emissões de gases que podem causar o efeito estufa, e também ser responsável pelo aquecimento global que é realizado em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Portanto, pode-se concluir que o cumprimento do Protocolo de Kyoto também contribui para sua sustentabilidade futura.
História do Protocolo de Kyoto
A terceira sessão da Conferência das Partes (COP-3) realizada em Kyoto, Japão, em 1997, resultou na decisão (Decisão 1/CP3) de adotar o Protocolo de Kyoto para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O Protocolo de Kyoto é a base para os países industrializados reduzirem suas emissões combinadas de gases de efeito estufa em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990 até o período 2008-2012. Este compromisso juridicamente vinculativo sobrecarrega os países desenvolvidos, com base no princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas.
O Protocolo de Kyoto regulamenta os mecanismos de redução de emissões de GEE implementados pelos países desenvolvidos, a saber: (1) Implementação Conjunta, (2) Comércio de Emissões; e (3) Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). A Implementação Conjunta (JI) é um mecanismo de redução de emissões pelo qual os países do Anexo I podem transferir as reduções de emissões por meio de projetos conjuntos com o objetivo de reduzir as emissões de GEE. O Emission Trading (ET) é um mecanismo de comércio de emissões realizado entre países industrializados, onde os países industrializados cujas emissões de GEE estão abaixo do limite permitido podem vender seu excesso de emissão para outros países industrializados que não podem cumprir suas obrigações. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é um mecanismo de redução de emissões de GEE no âmbito da cooperação entre países industrializados e países em desenvolvimento. Esse mecanismo visa permitir que os países do Anexo I alcancem as metas de redução de emissões por meio de programas de redução de emissões de GEE nos países em desenvolvimento.
Saiba mais sobre Protocolo de Kyoto Aqui: brainly.com.br/tarefa/34181611
#SPJ4