• Matéria: História
  • Autor: choccyomoriwilldomin
  • Perguntado 3 anos atrás

5. Leia o trecho a seguir. A sociedade colonial no Brasil, principalmente em Pernambuco e no Recôncavo da Bahia, desenvolveu-se patriarcal e aristocraticamente à sombra das grandes planta- ções de açúcar, não em grupos a esmo e instáveis; em casas-grandes de taipa ou pedra. e cal, não em palhoças de aventureiros. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. São Paulo: Global, 2006. p. 79. O trecho acima faz referência a aspectos da vida social e econômica na região em que predominava a produção açucareira. Entre esses aspectos, podem ser indicados como traços decisivos a) o patriarcalismo e o latifúndio. b) a grande propriedade agrária e a igualdade econômica. c) a democracia e o escravismo. d) o comércio internacional e a pequena propriedade. e) a casa-grande e a ênfase na pecuária.​

Respostas

respondido por: cauealmeida98
3

O trecho acima faz referência a aspectos da vida social e econômica na região em que predominava a produção açucareira. Entre esses aspectos, podem ser indicados como traços decisivos:


Resposta:

a) o patriarcalismo e o latifúndio.

Explicação: O patriarcalismo é característico de uma sociedade machista, na qual o homem tem maior importância. O latifúndio era recorrente no Brasil, já que foi uma colônia de exploração, sendo empregada a técnica de plantio de monoculturas em grandes latifúndios.


cauealmeida98: Marca como melhor resposta, por favor
Perguntas similares