O renascimento cultural foi um movimento que teve início na itália, no século xiv, e se estendeu por toda a europa até o século xvi. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam, em suas obras, os valores, as ideais e a nova visão do mundo de uma sociedade que emergia da crise do período medieval. Sobre a produção intelectual e a educação do renascimento, é correto afirmar que:
Respostas
O renascimento italiano foi um movimento que se deu em medidas de transformações sociais, que ocorriam desenvolvendo o mercado, cidades italianas e espaços urbanos, como nos indica a alternativa A.
Renascimento da Itália
O renascimento italiano deu ao seu povo uma possibilidade de desenvolvimento em áreas de saber humanos, visto que a economia ia bem. Assim, ocorre a ascensão da arte, o mercantilismo foi se tornando uma espécie de primeiros passos de capitalismo e as nações começavam a se desenvolver a uma globalização primária.
Por eventos desta natureza, tivemos avanços em áreas como as artes no geral, anatomia e política.
Complemento da questão — alternativas:
- a. Estímulo econômico, fomentado pelo rápido crescimento do mercado, conduziu a um renascimento das cidades italianas e de seu espaço urbano.
- b. Para os arquitetos renascentistas, as formas geométricas ideais eram o triângulo e o trapézio, que indicavam a grandiosidade celeste.
- c. Os arquitetos e artistas renascentistas não tinham interesse em fama e prestígio.
- d. Não trouxe mudanças relevantes para arte e arquitetura.
- e. A vida cívica dos italianos provinha estritamente de bens herdados e não do fruto do trabalho e lucros mercantis.
Para lermos mais sobre o renascimento italiano: https://brainly.com.br/tarefa/25982556
#SPJ4
Resposta:
E.
a produção intelectual do Renascimento buscava superar as contradições do pensamento religioso medieval, e a educação estava interessada na difusão dos valores burgueses.
Explicação:
Os intelectuais do Renascimento buscavam superar as contradições do pensamento religioso medieval e legitimar um saber secularizado. A educação a partir de bases naturais não religiosas estava interessada na difusão dos valores burgueses e na legitimação do capitalismo como modo de produção.