Ao reconhecer a saúde como direito de todos e dever do Estado, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, passa a entender "saúde" como um valor social e coletivo e não como um serviço ao qual se tem acesso por meio da contribuição ou outro meio. Logo, em teoria, sequer podemos afirmar que o nosso sistema de saúde é gratuito, pois não há relação de pagamento, já que é um direito previsto. Tendo em vista o conceito apresentado no texto base, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Princípio da preservação da autonomia. B. Princípio da Igualdade de tratamento. C. Princípio da Integralidade. D. Princípio da Universalidade. E. Princípio da Equidade
Respostas
respondido por:
1
O Sistema de Saúde, apenas na teoria, não pode ser visto como gratuito pois não há uma contraprestação de pagamento isenta, mas ele é sim pago e financiado pelo dinheiro público, que é o dinheiro do povo, sendo um sistema que recebe muitos investimentos e é relativamente eficiente, mas existem diversos problemas com a corrupção e a gestão (alternativa D).
O SUS
Ele foi criado junto com a CF/88, mas só foi regulamentado em 1990 e em 1992, com duas leis que determinam o funcionamento e organização do SUS.
Problemas com a gestão e corrupção, infelizmente, são comuns e elevam os custos do SUS.
Mais sobre SUS
https://brainly.com.br/tarefa/34528479
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás