As doenças podem ser classificadas conforme seu grau de disseminação, seja bacteriana, viral, fúngica, ou ocasionada por demais patógenos que se instalam e ocasionam distúrbios no equilíbrio orgânico de um hospedeiro. A inserção de um agente infeccioso, que pode ser originado de outra espécie ou mesmo uma variante de um patógeno já conhecido, e ainda a disseminação deste nesta espécie hospedeira vão consistir das etapas fundamentes do que é denominado emergência de uma doença infecciosa. Com base na disseminação das doenças viróticas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Ao olharmos para as relações evolutivas dos vírus nos ambientes percebemos que eles são microrganismos bem adaptados e que sofrem modificações com uma rápida velocidade, sendo capazes de se disseminar de forma bem sucedida. Porque ii. Uma vez introduzida e disseminada, caso a doença exiba um curso rápido, com alta letalidade e baixa transmissibilidade, a probabilidade de espalhar essa infecção é restrita, pois estes seriam fatores limitantes quando comparados a uma doença cujo agente não seja capaz de disseminar-se tão rapidamente de um hospedeiro para outro. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta
Respostas
Ao analisar as relações evolutivas dos vírus, de fato, verifica-se que este organismo apresenta um elevado potencial para se disseminar, o que contraria a assertiva II, de forma que apresenta um elevado potencial de disseminação. A primeira assertiva é correta, e a II é falsa.
Disseminação Viral
Vírus são representados como parasitas intracelulares obrigatório, no sentido de que não se comportam como organismos vivos, já que não possuem células em suas constituição.
Em função disso, dependem de outros organismos para sobreviver e se replicar, sendo representados pelos hospedeiros, contrariando a assertiva II, além de que apresentam elevada taxa de letalidade e transmissibilidade ao longo dos anos.
Mais sobre disseminação viral: brainly.com.br/tarefa/40852866
#SPJ4
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Explicação: