Respostas
A relação China-Estados Unidos tem grande importância ao mundo, levando-se em conta aspectos referentes ao monopólio comercial mundial.
Com a subida do poder presidencial do chinês Deng Xiaoping, rival antigo de Mao, criou-se um socialismo baseado na ampliação de investimentos à indústria, cultura e defesa. A partir daí, a China adotaria o socialismo de mercado, ou seja, mesmo com a ideologia marxista politicamente, na questão da economia, caracterizaria-se com fortes marcas capitalistas.
Nessa mesma época, o mundo viu-se unipolar à medida que o poder soviético se enfraquecia. Foi na decada de 90 que a chamada nova ordem mundial levantou as já poderosas nações capitalistase desenvolvidas a se unirem com as subdesenvolvidas (incluindo a China) no quesito da multiplicação das relações que se estabeleceram entre esses agentes econômicos, dando origem a um termo muito conhecido denominado mundialização. Com a globalização, empresas multinacionais americanas poderam se instalar nas zonas econômicas especiais (ZEE), uma facilitação pensada pelo governo de Pequim para atrair empresas estrangeiras e realizar investimentos em tecnologias novas e capitais.
Por isso, nesse monopólio comercial, consolidando-se crescente economicamente nesse desenvolvimento intenso, a China vem se registrando como uma potência que controla a economia (made in China). É preciso que os EUA cooperem com os chineses pois muitas importações são demandadas entre esses dois, e o mundo não sairia feliz com uma guerra.
Obrigado!