1.Leia o trecho a seguir, extraído do Manual de Redação da Folha de S.Paulo. Uma fonte, pessoal ou documental, fornece ao jornal informações sobre determinado assunto. Conversas e pesquisas são ferramentas para a concepçao de uma pauta, para a obtenção de um furo e para a confirmação e aprofundamento de uma noticia. O jornalista deve ir além do simples relato de um evento. [.] Embora a objetividade descritiva seja inalcançável, procedimentos de apuração e redação .... ampliam o distanciamento crítico do jornalista e tornam suas apurações tao exatas quanto possivel. FOLHA DE SPAULO. Manual de Redação as normas de escrita e conduta do principal jornal do país. 22. ec. Barueri: Publifolha, 2021. p. 122 © fonte: no jargao jornalístico, e qualquer portador de informação (latos, dados, esclarecimento especializado) ou de opinião consultado pelo jornalista para produzir uma matéria. Há muitos tipos de lonte. podendo ser pessoa ou documento (escrito e audiovisual), individual ou institucional, identificada ou sigilosa. A reportagem "Testes com animais são necessários? Assunto divide opiniões" foi escrita para o suplemento Folhinha, do jornal Folha de S.Paulo. Vocês consideram que a jorna- lista Lívia Marra cumpriu os procedimentos prescritos pelo manual de redação de seu jornal? Justifiquem.
2:O lide resume o cerne da polemica sobre testes científicos com animais, contrapondo
uma razão ética (ou bioética) a uma razão pragmática. Explique:
a. a razão pragmatica.
b. a razão ética.
c. a salda para o Impasse gerado por essas razoes.
3.Para justificar a opinião sobre os testes com animais, as fontes citadas na reportagem apresentam argumentos
éticos e pragmáticos.
a. Qual é o principal argumento pragmático utilizado para legitimar as experiências com animais?
b. Identifique no texto um argumento ético utilizado para condenar ou restringir as experiências cientificas com
animais. Justifique
c. Identifique um argumento pragmático contra essas experiencias. Justifique.
5. Citem dois posicionamentos (favoráveis ou contrários) cujos argumentos vocês consideram mais consistentes. Justifique.
Respostas
1) Sim, a jornalista e a matéria seguem as normas do Manual de Redação da Folha de S. Paulo:
- A reportagem aprofunda os fatos abordados consultando várias fontes.
- A redação mantém um tom neutro, sem oferecer opinião.
- Há ponto e contraponto, ou seja, dois pontos de vista pelo menos.
- A repórter fez uma boa pesquisa, que é uma das principais recomendações do manual.
2) a) A razão pragmática mencionada no lide da matéria é que os testes de produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentos são feitos com animais para evitar que façam mal aos seres humanos quando forem lançados.
b) A matéria menciona, também na abertura, que eticamente provoca controvérsia o fato de que os animais acabam sofrendo os efeitos adversos dos produtos testados.
c) A solução possível para o impasse seria substituir os testes em animais por outras formas de ensaio e experimentação:
- Simulações de computador.
- Estudo em tecidos ou células.
- No caso dos cosméticos, uso de pele artificial.
3) a) O principal argumento de natureza prática é que nem todos os testes com animais podem ser substituídos por outras alternativas tecnológicas.
- Um dos argumentos, adicionalmente, é que os animais são bem tratados nos laboratórios e que há regras para minimizar seu sofrimento.
b) Um argumento mencionado por defensores dos animais na reportagem é que não seriam permitidas experiências deste tipo em seres humanos, e, entretanto, elas são autorizadas em animais.
- Entre os pontos apontados, está a crueldade dos testes.
- Os animais são submetidos a alimentação forçada, isolamento e lesões, por exemplo. Alguns morrem.
c) Uma especialista aponta que animais e seres humanos são organismos diferentes, e portanto podem surgir erros quando um destes organismos é usado para testar produtos que se destinam a outro.
Outra cientista, na mesma linha, aponta que as tecnologias atuais permitem obter resultados melhores sem uso de animais em experimentos.
5) Dois argumentos importantes contra os testes com animais:
- Animais possuem sensibilidade e um nível básico de consciência, e provocar malefícios de forma intencional contra eles é eticamente questionável
- Não há justificativa ética para que uma espécie se considere proprietária de outra, submetendo-a a sofrimento ou exploração.
Dois argumentos consistentes a favor dos testes:
- A medicina não conseguiria substituir imediatamente todos os testes com animais. Embora os experimentos não sejam o ideal, eles são necessários no momento para desenvolver remédios que salvam vidas.
- Há alternativas que não envolvem proibição dos testes. Por exemplo, os selos de que não houve testagem com animais. Assim, o próprio consumidor pode optar por evitar testes e, assim, pressionar a indústria.
A reportagem e os contrapontos
O exercício trata de uma reportagem. Este é um gênero específico dentro do jornalismo.
- A notícia é o relato curto de um acontecimento.
- Já a reportagem é uma investigação mais aprofundada.
- A reportagem envolve vários pontos de vista e várias fontes.
- Muita vezes, como neste caso, ela trata de uma polêmica para a qual ainda não há uma solução.
Continue aprendendo sobre reportagem jornalística aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/33612343
https://brainly.com.br/tarefa/730651
https://brainly.com.br/tarefa/49288514
#SPJ1