1. Um determinado sistema fechado contém uma mistura de 4 gases diferentes butano ( 100 g ) , ozônio ( 96 g ) , metáno ( 80 g ) e xenônio ( 262,58 g ) , cujas estruturas são dadas na imagem . Sabendo que a pressão total exercida pela mistura é 25 atm a uma temperatura de 167 ° F e que R = 0,082 L. atm / mol . K. Calcule : a ) O volume total ocupado pela mistura dos gases ; b ) A fração molar de cada gás ; A pressão parcial de cada gás . Sua resposta
Respostas
Olá boa tarde
Temos uma mistura de 4 gases diferentes que são butano ( 100 g ), ozônio ( 96 g ), metano ( 80 g ) e xenônio ( 262,58 g ). Sabemos que a pressão total exercida pela mistura é igual a 25 atm a uma temperatura de 167 °F ( Fahrenheit ) e nos pede calcular o volume total da mistura gasosa, a fração molar de cada gás e suas pressões parciais.
Primeiro vamos encontrar o volume total da mistura gasosa para isso vamos usar a equação de Clapeyron, para isso vamos tratar a mistura dos 4 gases como apenas um gás.
Para calcular o número total de mols da mistura gasosa, basta encontrar o número de mols que cada gás ocupa, para isso lembramos a estrutura de cada gás e uma vez que conhecemos a estrutura de cada gás vamos encontrar a massa molar de cada gás mais usando uma tabela periódica como auxílio.
Calculando a massa molar de cada gás obtemos os seguintes resultados:
Calculando o número de moles ocupados por cada gás na mistura, para este procedimento o que vamos fazer é dividir a massa em gramas de cada gás pela sua respectiva massa molar em g/mol. Realizando este procedimento, os resultados que obtemos são:
Adicionando o número de mols de cada gás, podemos ver que o número total de mols da mistura gasosa é igual a:
Este seria o número total de micros da mistura gasosa. Antes de encontrar o valor do volume total ocupado pela mistura gasosa, devemos alterar a escala de temperatura, pois a temperatura do gás está em Fahrenheit e não em Kelvin.
Calculando o volume total ocupado pela mistura gasosa:
Uma vez calculado o volume total da mistura gasosa, devemos calcular a fração molar de cada gás e para isso vamos dividir o número de moles de cada gás pelo número total de moles da mistura. Lembremos que todos esses dados foram calculados previamente para calcular o volume total da mistura.
Dividindo o número de mols de cada gás pelo número de mols do gás total, obtemos os seguintes resultados:
Vamos calcular a pressão parcial de cada gás, o que vamos fazer é multiplicar a fração molar de cada gás pela pressão total da mistura gasosa, fazendo isso obtemos:
Bons estudos e espero que te ajude :-)
Duvidas? Comente