A clonagem é um tipo de reprodução manipulada. Ao observar a imagem abaixo, algumas dúvidas poderão surgir: A ovelha que irá nascer (clone) tem mãe e não tem pai? O Pai da ovelha A é pai e avô da ovelha C? Responda as perguntas, fazendo uma comparação entre a reprodução sexuada e o processo de clonagem
Respostas
a) Não houve troca gênica no processo, então a Dolly, clone, foi gerada apenas com o DNA da doadora, então ela teve duas mães, a doadora do DNA e a que gerou ela na barriga de aluguel. Então do ponto de vista genético, a Dolly teve apenas uma mãe e nenhum pai.
b) Não é avô, pois o pai da ovelha A seria doador de 50% dos genes da ovelha A e da clone. A ovelha C foi apenas a barriga de aluguel e não tem parentesco.
Clonagem
A reprodução sexuada há a troca de gametas, ela é importante para a diversidade de organismos em uma determinada espécie. No processo de clonagem não há a combinação de gametas, todos os gametas vem de um mesmo organismo, o clone é uma cópia genética de um ser vivo.
No processo da clonagem da ovelha Dolly foi tirando o DNA de células mamárias da ovelha A. Os óvulos vieram de outra ovelha, a ovelha B. Foi retirado o núcleo o óvulo, assim não teria material genético, lembrando que gametas possuem metade do material genético, foi colocado o núcleo da célula da ovelha A dentro.
Todo o processo de gestação ocorreu com a ovelha C, que serviu como barriga de aluguel. Sendo assim, ela não trocou genes com óvulo. A Dolly é um clone da ovelha A.
Continue aprendendo sobre clonagem:
https://brainly.com.br/tarefa/7017401
#SPJ4