O que é a Catequese?
Como ela surgiu?
Respostas
Resposta:
A literatura de catequese se tratava da conversão dos índios para a cultura do homem branco. Ou seja, fazer com que os índios fossem catequizados à religião e a cultura do cristianismo, predominante em Portugal.
A literatura de catequese vigorou do ano de 1549 até o ano de 1601. E todos os padres jesuítas, que eram membros da “Companhia de Jesus”, tinha a missão de converter os índios ao Cristianismo.
Resposta:
A palavra Catequese tem sua origem no verbo latino “katechein” que significa falar de cima, fazer eco. Está em relação com o verbo grego “katecheo” que tem que ver com informar, contar, comunicar. Sendo assim já percebemos que se trata de uma ação que envolve a capacidade de transmitir uma mensagem.
Para nos ajudar a aprofundar o sentido de catequese, podemos resgatar uma afirmação de Bento XVI que diz: “ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo” (Deus Caritas Est 1). Quem é essa Pessoa? O próprio Jesus que fez-se homem para mostrar à humanidade que só Deus pode preencher por completo o coração humano.
Catequese significa processo, caminho de formação para o discipulado na busca incessante de nos assemelharmos a Jesus Cristo nosso Mestre e Senhor.