"Neste início de um novo século, embora sejam mais frequentes as novas configurações familiares, ainda há uma tendência a tomar a família nuclear, de classe média urbana como sinônimo de família "normal" ou "estruturada". A migração da população rural para as cidades, o maior acesso da mulher ao estudo e ao mercado de trabalho, os métodos contraceptivos, os novos costumes e conceitos morais, as técnicas de reprodução humana, o divórcio, novas tecnologias de reprodução, o novo Código Civil, que diminuiu as diferenças entre homens e mulheres do ponto de vista jurídico, são ingredientes que ajudaram e ajudam a criar novos modelos de organização e relacionamento nas e entre as famílias. " Dentro desse contexto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) A organização social que denominamos como família tem contornos e limites precisos e invariáveis, e independe do tempo histórico e do contexto cultural, social e econômico em que vivemos. ( ) Neste final de milênio, a família retrata a diversidade de paradigmas e nos expõe à complexidade da ausência
Respostas
Resposta:
(F) A organização social que denominamos como família tem contornos e limites precisos e invariáveis, e independe do tempo histórico e do contexto cultural, social e econômico em que vivemos.
Vivemos num contexto onde a estrutura familiar tem se alterado continuamente.
( V ) Neste final de milênio, a família retrata a diversidade de paradigmas e nos expõe à complexidade da ausência.
Está correta, o modelo de família tem se adequado a outros paradigmas, além da família tradicional.
Resposta: F-V-V-F
( F ) A organização social que denominamos como família tem contornos e limites precisos e invariáveis, e independe do tempo histórico e do contexto cultural, social e econômico em que vivemos.
( V ) Neste final de milênio, a família retrata a diversidade de paradigmas e nos expõe à complexidade da ausência de uma verdade única que nos oriente.
( V ) As famílias são um recorte variável dentro da imensa rede de relações sociais, múltiplas, complexas e em evolução constante de que fazemos parte e ajudamos a construir.
( F ) Atualmente, toda sociedade aceita com total naturalidade a uma série de novas organizações familiares: mulheres que criam seus filhos sem nunca terem se casado; famílias uniparentais surgidas após uma separação; famílias compostas a partir de novos casamentos de cônjuges com filhos de casamentos anteriores; filhos de diferentes pais; casamento de pessoas do mesmo sexo e outras configurações.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.