a estrutura da personalidade para a psicanalise e rica em detalhes e muito consistente. e importante compreende-la para o entendimento do sujeito,para hipoteses diagnosticas e para o planejamento de intervençoes. entender o paciente ou o sujeito que esta participando de alguma intervençao psicologica e o primeiro passo para atende-lo integralmente e com qualidade. dessa forma,independentemente da linha trabalhada e da corrente teorica seguida,oconhecimento da personalidade sera sempre relevante. com relaçao a estrutura da personalidade proposta pela psicanalise,define qual das alternativas esta correta.
Respostas
Resposta: D. A estrutura da personalidade representa os elementos para o estabelecimento psíquico do sujeito, o que definirá a sua forma de ser e estar no mundo.
Explicação: A primeira teoria da personalidade da psicanálise aborda claramente a estrutura do psiquismo e era baseada em três instâncias psíquicas: consciente, pré-consciente e inconsciente. A estrutura proposta era topográfica, baseada no conteúdo de cada instância e, posteriormente, foi substituída por uma dinâmica: id, ego e superego. O superego origina-se com o complexo de Édipo, próprio da fase fálica, com a internalização das interdições, das proibições e da autoridade. Tem como funções a consciência da moral e da observância às regras sociais e culturais. O desenvolvimento psicossexual da criança passa por estágios centrados em diferentes zonas erógenas, estimuladas de forma indireta, durante os cuidados com a criança, ou de forma autoerótica: oral, anal, fálica, latência, genital. A estrutura da personalidade representa os elementos fundamentais para o estabelecimento psíquico do sujeito, o que definirá a sua forma de ser e estar no mundo. Envolve os fatores constitucionais do sujeito, suas experiências nos primeiros cinco anos de vida e vai ser atravessada por eventos durante a vida. A fase oral, que vai do nascimento até o segundo ano de vida, tem a boca e os atos de mamar, morder e engolir como principais fontes de prazer. O complexo de Édipo ocorre durante a fase fálica.