A República das Províncias Unidas desligou-se da Espanha em 1579, devido a questões econômicas e religiosas. No ano seguinte, morreu o rei português, D. Henrique, sem deixar herdeiros. A partir de então, desencadeou-se uma crise dinástica que levou ao trono de Portugal Felipe II, neto de D. Manuel e que já era rei do Estado espanhol. Teve início, assim, a União Ibérica, que resultou no rompimento dos laços econômicos entre portugueses e holandeses, na época envolvidos no comércio brasileiro. FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2006 (adaptado). O rompimento a que o texto se refere teve como principal consequência para a América lusa a a) ocupação das zonas açucareiras pelos flamengos. B) extinção da Companhia das Índias Ocidentais. C) interdição da vinda de intelectuais europeus. D) introdução do cultivo de fumo no litoral. E) venda de carne no mercado atlântico
Respostas
O rompimento dos laços econômicos entre portugueses e holandeses que acabou resultando na União Ibérica teve como consequências na América Portuguesa a ocupação das zonas produtoras de açúcar pelos holandeses também chamados de flamengos.
Invasão holandesa na América Lusa
A invasão dos holandeses no Brasil colônia aconteceu quando eles dominaram territórios na região nordeste no século XVII, e estava ligada as divergências diplomáticas entre Espanha, Portugal e Holanda.
Os holandeses aproveitaram da fragilidade de Portugal na época devido ao surgimento da união ibérica e se apropriaram das produções de açúcar na região nordeste do Brasil.
Os holandeses ficaram no nordeste brasileiro entre 1630 e 1654 e a passagem deles pelo país ficou marcada pela gestão do militar alemão Maurício de Nassau que era o governante da colônia holandesa na América.
Saiba mais sobre a Invasão holandesa aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3805892
#SPJ1
Resposta:
ocupacao das zonas
acucareira
pelos flamengos
Explicação:
letra