O retorno esperado de uma carteira composta por mais de um ativo é definido pela média ponderada do retorno de cada ativo em relação à sua participação no total da carteira. Por exemplo, admita que uma carteira seja composta por duas ações (X e Y). O retorno esperado da ação X é de 20% e da ação Y de 40%. Suponha ainda que 40% da carteira esteja aplicado na ação X, sendo os 60% restantes representados pela ação Y. Logo, o retorno esperado ponderado da carteira pode ser obtido pelo seguinte cálculo:
E(Rp) = (% da carteira da ação X) x (Retorno da ação X) + (% da carteira da ação Y) x (Retorno da ação Y)
E (Rp) = (40% x 20%) + (60% x 40%) = 32%
Se toda a carteira estivesse representada pela ação X, o retorno esperado atingiria 20%, subindo para 40%, se todo o capital fosse aplicado na ação Y. Por apresentar um investimento equivalente a 40% em X e 60% em Y, o retorno esperado ponderado da carteira atinge 32%. Logo, dado o retorno esperado de cada ativo de uma carteira, o retorno esperado de toda a carteira depende da proporção investida em cada ativo que a compõem.
Por meio do conceito da diversificação, é possível esperar que ativos com risco possam ser combinados no contexto de uma carteira de forma que se apure um risco menor que aquele calculado para cada um de seus componentes. No entanto, essa redução constatada em uma carteira diversificada ocorre sendo impraticável a eliminação total do risco da carteira.
Essas colocações introduzem implicitamente duas importantes classes de risco: risco sistemático (ou não diversificável), e risco diversificável (ou não sistemático).
O risco diversificável é o que pode ser total (ou parcialmente) diluído pela diversificação da carteira. Está relacionado mais diretamente com as características básicas do título e do mercado de negociação.
De outro modo, o risco sistemático é o que não pode ser eliminado (ou reduzido) mediante a diversificação estando sempre presente na estrutura do portfólio. Esse risco tem origem nas flutuações a que está sujeito o sistema econômico como um todo sendo suas principais fontes as variações nas taxas de juros da economia, o processo inflacionário, a situação política, e o comportamento das cotações no mercado de títulos.
ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado anteriormente, suponha que uma empresa tenha possibilidade de investir em algumas ações e está estudando qual seria a diversificação de carteira mais adequada para este investimento.
A empresa está pensando em investir em dois tipos de carteira:
- 1ª. opção de carteira: 25% na ação X, 25% na ação Y e 50% na ação Z.
- 2ª. opção de carteira: 25% na ação X, 25% na ação Y, 35% na ação Z e 15% na ação W.
Os retornos esperados de cada ação estão expostos na tabela a seguir:
Ação
Retorno Esperado
X
10,0%
Y
15,0%
Z
17,5%
W
12,5%
Diante das informações apresentadas, e considerando também que ambas as carteiras estão sob o mesmo risco sistemático, avalie as afirmações a seguir.
I – A 1ª. opção de carteira oferece um retorno esperado de 15,0%, menor que o retorno da 2ª. opção.
II – A 2ª. opção de carteira é a melhor opção, já que proporciona um retorno esperado de 14,25%.
III – A 1ª. opção de carteira é a melhor opção, pois conseguiu diluir um pouco o risco não sistemático da ação Z (de maior retorno), proporcionando um retorno da carteira maior que a 2ª. opção.
IV – A 2ª. opção de carteira não é a melhor opção, já que o retorno esperado é menor que o da 1ª. opção, todavia pode ser uma opção para investidores com aversão ao risco, já que a ação Z tem um retorno esperado mais alto, e investindo uma parte na ação W, o risco da ação Z tende a diversificar.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma opção:
a.
III e IV.
b.
I e IV.
c.
I, II, III e IV.
d.
I e II.
e.
II e III.
wagnerferri:
...
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Não é a letra B
Explicação:
corrigido pelo sistema
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás