A diferença entre programa e processo é essencial para compreender como um sistema operacional executa suas atividades. Enquanto um programa é a implementação de um algoritmo para completar uma tarefa, um processo é a representação da execução deste algoritmo por um computador. Sabendo disso, assinale a alternativa que contém apenas elementos da tabela de processo:
A.
Contador de programa; ponteiros para base e topo da pilha; valores dos registradores; e estado do processo.
B.
Atributos de instância; métodos estáticos e de classe; constantes; e máquina de estados do processo.
C.
Linhas de código; arquivo-objeto; compilador; e ambiente de execução.
D.
Chamadas de sistema; escalonadores; memória; e modelo de processos.
E.
Hierarquia de processos; estados de processos; código fonte; e gerenciamento de memória.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
ANALISE N3B IMPL ANTAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROPRIETARIOS
(MES)Iniciado em quinta, 30 dez 2021, 11:16Estado Finalizada
Concluída em sexta, 31 dez 2021, 10:16
Tempoempregado23 horasAvaliar 1,50 de um máximo de 1,50(100%)Questão 1CompletoAtingiu 0,25 de 0,25Marcar questãoTexto da questão
UNIDADE 3
A diferença entre programa e processo é essencial para compreender como um sistema operacional executa suas atividades. Enquanto um programa é a implementação de umalgoritmo para completar uma tarefa, um processo é a representação da execução deste algoritmo por um computador.
Sabendo disso, assinale a alternativa que contém apenas elementos da tabela de processo:Escolha uma opção:a.Linhas de código; arquivo-objeto; compilador; e ambiente d e execução.b.Chamadas de sistema; escalonadores; memória; e modelo de processos.c.Atributos de instância; métodos estáticos e de classe; constantes; e máquina de estados do processo.
Resposta:
A.
Contador de programa; ponteiros para base e topo da pilha; valores dos registradores; e estado do processo.
Explicação:
A tabela de processos armazena as informações que permitem que múltiplos processos existam simultaneamente em um mesmo computador, mesmo que nem todos estejam sendo executados ao mesmo tempo. A tabela não armazena informações sobre o programa em si, logo, características de programação como atributos, métodos, valores de constantes, código e outras características de implementação e compilação não estão na tabela. Várias partes do sistema operacional responsáveis por lidar com os processos, como os escalonadores e chamadas de sistema, interagem com a tabela, mas não fazem parte dela. A hierarquia de processos, apesar de ser representada na tabela por meio do elemento que armazena a informação do processo “pai”, não é em si um elemento, assim como o gerenciamento de memória, que é representado por vários outros elementos com ponteiros para posições de memória do processo. As informações de contador de programa, indicando a linha do programa que está em execução (ou a próxima linha a ser executada, dependendo da arquitetura do processador), ponteiros de memória para pilha, segmentos de dados e de código, valores dos registradores e o estado atual do processo são essenciais para a manutenção do processo entre as trocas de contexto e fazem parte da tabela de processos.