• Matéria: História
  • Autor: shring
  • Perguntado 3 anos atrás

O peronismo argentino exemplifica uma das expressões mais duradouras do fenômeno populista surgido na América Latina em meados do século XX. Sua ação política valorizava a imagem de seus líderes carismáticos, Juan e Eva Perón, símbolos centrais da Nova Argentina.
Esse movimento pode ser reconhecido como:

(A) uma política fortemente inspirada na social-democracia, que tinha como objetivo buscar uma saída democrática para o socialismo real, porém sem os riscos de ataques à democracia e às liberdades.

(B) Com inspiração no leninismo, o justicialismo argentino representou uma vertente latino-americana para o socialismo, sendo o precursor de inflexões continentais à esquerda, como a Revolução Cubana e o Bolivarianismo.

(C) O peronismo representou uma ruptura com o caudilhismo latino-americano, buscou operar estritamente dentro de princípios democráticos e constitucionais, com organizações sindicais flexíveis e sem o controle do Estado.

(D) Uma forma de "populismo", que recebia apoio das camadas dos proletariados urbanos e das camadas inferiores das classes médias.

Respostas

respondido por: RayanaSE
0

O peronismo era uma forma de "populismo", que recebia apoio das camadas dos proletariados urbanos e das camadas inferiores das classes médias.

Resposta: Letra D.

Peronismo

É o nome genérico dado ao "Movimento Nacional Justicialista", criado e liderado a partir do pensamento de Juan Domingo Perón, militar e estadista argentino que foi presidente eleito da Argentina em 1946, 1951 e 1973 e que influenciou a política do país.

Os ideais do peronismo podem ser encontrados em vários escritos de Perón, nos quais a filosofia e a doutrina política que passam a guiar o  pensamento acadêmico e a vida política da Argentina.

Para mais informações sobre peronismo, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/17577766

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares