• Matéria: Português
  • Autor: ProfessorELEILÇON
  • Perguntado 3 anos atrás

"No próximo domingo, 02 de outubro, eu tenho até às 16:59 h para cumprir com o meu DEVER para com a democracia".

Explique, DETALHADAMENTE, o porquê de eu ter feito desta forma tal declaração.

Respostas

respondido por: Liziamarcia
8

"No próximo domingo, 02 de outubro, eu tenho até às 16:59 h para cumprir com o meu DEVER para com a democracia".

Atualmente  não se admite que as PESSOAS sejam detentores de direitos, sem possuírem DEVERES seja com a pátria ou a sociedade em que vivemos


▪️.  O termo DEVER , é a obrigação imputada a uma pessoa de fazer ou deixar de fazer algo, conforme o direito e a moral.


 Por isto o termo DEVER , deve ser analisado   de dois  modos . 


➖Como um DEVER MORAL assumido de modo voluntária e livre , pois ele é cumprido sem que haja uma ordem legal para você executar .


➖.Ou como um 
 •DEVER JURÍDICO• que nasce , de uma obrigação, e que desperta a responsabilidade do cidadão em ser mais ativo e participativo diante  do Estado, e da sociedade em que vive responsávelmente .



Neste dia teremos nossa eleição no Brasil .
E estará em curso uma chance real para a vitória da democracia.

Está será a maior manifestação de cidadania e defesa da democracia de um povo,!

A Democracia é tudo!


E o seu VOTO é o seu passaporte para conseguir a Democracia .

Cabe a você usar do seu direito de cidadão e do seu


DEVER do VOTO .

Moderadora Mestre Líziamárcia ❤️

Anexos:

SocratesA: Ótima resposta.
ProfessorELEILÇON: Amigo, a resposta está boa sim, mas ainda não atende à minha expectativa. O meu intento é despertar o estudante (e o colaborador) para um RACIOCÍNIO LÓGICO. Notem os amigos que eu postei o verbo dever em letras maiúsculas. DICA: Será que no Brasil o voto é mesmo um DIREITO ou seria um DEVER a ser, O BRI GA TO RIA MEN TE, cumprido pelo cidadão?
Liziamarcia: Eu também entendi o Dever no 2º sentido ; mas como o Sr não explicitou .
Fiz apenas por um sentido
ProfessorELEILÇON: Eu percebi a sua dúvida. De qq forma, fico muito agradecido por sua prestigiosa participação. Quando me contaram que neste Planeta havia vida inteligente, eu duvidei. Mas agora percebo que errei e, melhor ainda, vejo que os professores falam o mesmo idioma.
Liziamarcia: Obrigada pela MELHOR RESPOSTA ,professor
ProfessorELEILÇON: Você a mereceu, acredite.
Liziamarcia: Obrigada
respondido por: PenhaTop
4

No próximo domingo, 02 de outubro, eu tenho até às 16:59 h para cumprir com o meu DEVER para com a democracia".

Explique, DETALHADAMENTE, o porquê de  ter feito desta forma tal declaração.

Muitas pessoas acreditam que tem o DEVER de votar, mas, na verdade, acho que numa democracia devemos votar sem obrigação, pois votar deve ser escolha.

Democracia é sinônimo de liberdade, logo se tivermos civilidade vamos votar sem obrigação. Vamos querer participar para que nossos candidatos sejam eleitos. Temos o desejo de que nossa escolha é a melhor e por isso vamos às urnas.

O que vemos, ultimamente, é o aumento dos votos nulos. Isso significa que a obrigação não quer dizer que temos dever de escolher.

Ledo engano. O que há é  falta de credibilidade nos políticos que são candidatos. E isso é muito sério, pois a credibilidade é muito importante para mudanças em nosso país.

Bons estudos

Dúvidas acesse

https://brainly.com.br/tarefa/50522596

Moderadora  mestra Penha top

Anexos:

ProfessorELEILÇON: PenhaTop, sinto-me honrado pela sua participação, mas preciso acrescentar que, em nenhum momento eu falei em DEVER DE ESCOLHER. O cerne do raciocínio fica por conta do DEVER, DA OBRIGAÇÃO de votar. No Brasil o voto NÃO é um direito do cidadão escolher democraticamente o seu candidato, mas sim uma OBRIGAÇÃO, sob pena de, não o fazendo, sofrer algumas punições, entre elas, uma punição pecuniária. Para mim, isto soa como uma COAÇÃO ou, na melhor das hipóteses, como uma RESTRIÇÃO DE DIREITO.
PenhaTop: Então querido não gostou da minha nem da,Liziamarcia então te aconselho a pesquisar vc mesmo ok abraços
ProfessorELEILÇON: Agradeço a sugestão, Prezada Mestre, mas o ADVOGADO que há em mim não sente tal necessidade, visto já ter a resposta.
Perguntas similares