A vigilância epidemiológica apenas observava os casos suspeitos de doenças transmissíveis e monitorava a sua transmissão, ou seja, era aplicada uma vigilância baseada nos indivíduos e a partir da sua identificação como contaminado era aplicada medidas de isolamento ou tratamento, quando existente. Sobre a vigilância epidemiológica podemos afirmar:
O Ministério da Saúde, após a recomendação da 5ª Conferência Nacional de Saúde instituiu o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, que foi regulamentada pela Lei nº 8080/90.
A sua operacionalização envolve funções específicas e complementares que são desenvolvidas continuamente, possibilitando identificar cada momento, o comportamento epidemiológico.
A epidemiologia não muda constantemente, sendo necessário ações e medidas pertinentes a cada nova doença identificada ou emergente.
A vigilância epidemiológica não é um importante instrumento para os serviços de saúde em relação ao planejamento, a organização e a operacionalização, permitindo a normatização de atividades técnicas correspondentes.
O funcionamento da vigilância epidemiológica compreende em funções que são desenvolvidas de modo estático, pois as doenças não surgem, apenas modificam o modo de transmissão
Respostas
Podemos afirmar que sobre a Vigilância Epidemiológica, o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, regulamentado pela Lei 8080/90, a alternativa correta é a "A".
A Vigilância Epidemiológica
É correto dizer que sua operacionalização envolve funções específicas e complementares que são continuamente desenvolvidas, o que possibilita que o comportamento epidemiológico possa ser identificado a cada momento.
Como a Epidemiologia esta em constante evolução, torna-se necessário que a cada nova doença as ações e medidas pertinentes sejam executadas.
Portanto, a Vigilância epidemiológica não funciona de modo estático, pois as doenças evoluem, modificam a maneira de transmitir e agir no organismo.
Saiba mais sobre Epidemiologias em: https://brainly.com.br/tarefa/21915911
#SPJ1
Resposta:
Explicação: