• Matéria: História
  • Autor: Maisa15Morais
  • Perguntado 3 anos atrás

-o fim da política café com leite e início da era Vargas-

1) o governo provisório iniciou de forma democrática? ( De Getúlio Vargas 1930-1943)

2) através do código eleitoral o voto passou a ser secreto. Qual a importância disso?

3) o "plano cohen' fui uma fake News inventada por período. Porque ela foi inventada?

4) porque a participação do Brasil na segunda guerra rendeu críticas ao governo Vargas?

5) por que a constituição de 1937 foi chamada de constituição polaca?

6) podemos identificar a populismo presente na atualidade? Justifique.

Respostas

respondido por: robertadanielaaraujo
1

Resposta:

1) Não iniciou de forma democrática.

2) A importância é que impediu as fraudes, e consequentemente que a eleição fosse não verdadeira, assim ajudando a massa a trabalhadora a conseguir eleger os candidatos que queria.

3) Para intensificar o medo no comunismo no povo brasileiro e justificar o golpe de Vargas, que colocou o país em Estado de Sítio.

4) Pois o Governo dele era caracterizado por ter ideais fascistas, e ele se aliar contra outros governos desse tipo, significava hipocrisia de sua parte.

5) Porque foi uma constituição que retirou diversos direitos e deu muito poder ao presidente.

6) Sim.

Explicação:

1) Não iniciou de forma democrática, pois foi conseguido através de um golpe dado pela Aliança Nacional, que era contra o eleito presidente Júlio Prestes.

2) Antes era por voto cabresto, logo voto aberto, fazendo com as pessoas mais pobres fossem ameaçadas a votar em alguém que era da escolha dos ricos, nos casos os proprietários de terra e oligarcas.

3) Getúlio queria se estabelecer no poder, porém a sua hora de sair para uma nova eleição estava chegando. Ele, não querendo sair, aliado a má repercussão e medo da Intentona Comunista, criou esse plano.

4) Um exemplo de seus ideais fascistas, era a busca dele por um Estado Forte e ditatorial, além da busca incessante por uma identidade nacional.

5) Basta analisar as promessas e músicas de campanhas feitas pelos políticos populistas e os atuais, que falam sempre sobre valores morais e corrupção. Além disso, todos eles buscam usar uma linguagem de maior entendimento, e se apresentarem "pai" ou "mãe" do povo.

Perguntas similares